A fabricante chinesa de veículos movidos a novas energias, BYD, anunciou esta sexta-feira, 22 de dezembro, que chegou a acordo com o Governo húngaro para a construção de uma fábrica em Szeged. No sul da Hungria.
A BYD revelou que a nova unidade de produção na Europa, vai estar dotada da mais avançada tecnologia e de processo de produção automatizados para criar uma instalação líder na produção de veículos de passageiros de novas energias.
A BYD justificou a escolha da Hungria para a sua primeira fábrica na Europa de veículos de passageiros por possuir “uma rica história de especialização na indústria automóvel. Com uma infraestrutura madura e uma base industrial bem estabelecida”, para alem disso, “a Hungria foi escolhida por vários fabricantes europeus premium como local de produção de automóveis de passageiros. Isto apoia ainda mais a decisão da BYD de tornar a Hungria o centro das operações de produção europeias”, acrescenta o comunicado da marca chinesa.
Recorde-se que a marca chinesa já conta com uma unidade de produção na Hungria, onde se dedica à montagem de autocarros elétricos para o mercado europeu.
A BYD que chegou este ano ao mercado nacional, comercializou pouco mais de 13 mil viaturas na Europa até novembro, de acordo com os de mercado da Dataforce e tem no Atto 3 o modelo mais vendido, com cerca de 11 000 unidades comercializadas.