Toyota Imagem
Sebastien Buemi informou à mídia que os veículos LMP1, que anteriormente eram os carros da classe principal em Le Mans, eram “claramente superiores” aos atuais carros da classe principal Hypercar.
“O LMP1 era evidentemente muito melhor. Consideravelmente mais rápido. Consideravelmente mais leve. De alguma forma, eu obtinha mais prazer com isso”, expressou o piloto suíço.
“Por outro lado, aprecio o fato de que agora temos uma quantidade substancial de competição com os Hypercars e todos os fabricantes que se juntaram ao campeonato.
“Acredito que, para o estado do esporte, para os pilotos e para todos os envolvidos, isso resulta em um espetáculo melhor e em uma corrida superior sob as regulamentações atuais.”
Buemi corre pela Toyota desde 2012, quando a montadora japonesa estreou no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Isso o torna o único piloto “original” da formação inicial de pilotos da Toyota, tendo pilotado todos os protótipos da Toyota na história do WEC.
Isso inclui o TS030, com o qual a Toyota começou em 2012, o TS040 introduzido em 2014 e o TS050 introduzido em 2016 e utilizado até 2020. O primeiro Hypercar da equipe, o GR010 Hybrid, estreou em 2021 e é o veículo com o qual a equipe compete, pilotado por Buemi, atualmente.
Especificamente, Buemi pilota o Toyota GR010 Hybrid #8 ao lado de Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.
“Acredito que as regulamentações tenham evoluído de forma geral devido à necessidade de redução de custos”, afirmou ele.
“A tecnologia é obviamente diferente, e os sistemas híbridos são distintos. No entanto, em termos de competição, agora temos um número significativamente maior de participantes e fabricantes envolvidos.
“Portanto, nesse aspecto, acredito que a ACO e a FIA fizeram um trabalho louvável ao atrair participantes. Teremos que ver quanto tempo todos permanecerão comprometidos. Mas até agora, tem sido positivo.
“No entanto, como mencionei anteriormente, sinto falta da velocidade e da tecnologia do LMP1 em certa medida. Como piloto, você sempre deseja pilotar um veículo mais rápido.”