Guerlain Chicherit lidera o BP Ultimate Rally-Raid Portugal após o dia inaugural da terceira ronda do Mundial de Rally-Raid (W2RC). A prova desenrola-se na região do Alentejo e terá também uma passagem pela Extremadura em Espanha.
Esta quarta-feira, o prólogo de 4km deu início à competição, com Nasser Al-Attiyah (Nasser Racing by Prodrive/Hunter) a ser o mais veloz. O qatari bateu Luís Portela Morais (G Rally Team) por quatro segundos, sendo o português o mais forte dos Challenger. Miguyel Barbosa (Taurus) fez o terceiro tempo, enquanto o segundo dos T1 Ultimate foi Lucas Moraes (Toyota) em quinto lugar absoluto a seis segundos de Al-Attiyah.
Na primeira etapa, com 101km cronometrados, Chicherit ditou o ritmo. O piloto da Overdrive Racing, a bordo de um Toyota, completou o percurso em 1h13m54s para superar o colega de equipa Yazeed Al Rajhi por apenas 28 segundos. Moraes foi terceiro a 48 segundos, com o top cinco fechado pelos MINI Vaidotas Zala (Unique Racing Team) e de Carlos Sainz (X-Raid). Al-Attiyah fez o sexto tempo.
O líder da geral é Chicherit, com um avanço de 28 segundos perante Al Rajhi. Moraes, Zala e Sainz ocupam as posições subsequentes, estando os cinco primeiros separados por 1m17s. Al-Attiyah, em sexto, está a 1m19s do topo.
Em Challenger, o líder é João Dias (Santag Racing/Can-Am) depois de vencer a primeira etapa, possuindo 37 segundos de avanço para Alexandre Pinto (Can-Am). Em terceiro está Rokas Baciuska (Can-Am Factory Team) a um minuto exato, ao passo que Sébastien Loeb (Red Bull Off-Road Junior Team USA by BFG) está em quarto a 1m52s.
No que concerne aos SSV, João Monteiro (South Racing Can-Am) ditou o ritmo na primeira etapa para liderar a classificação geral 41 segundos à frente de Ricardo Ramilo (Can-Am), ao passo que Rúben Rodrigues (Can-Am) ocupa a terceira posição. Yasir Seiadan (Race WOrld Team/Can-Am), que subiu ao pódio do Dakar em janeiro, é quarto da categoria a 2m45s da dianteira.