A Alfa Romeo e a Maserati aliaram-se para criar uma divisão dedicada à elaboração de automóveis especiais, a Bottegafuoriserie, que irá também ter sob a sua égide os processos de restauro de automóveis clássicos de ambas as marcas. Combinando a experiência e o know-how dad duas marcas, nasce bem no centro daquilo que a Stellantis apelida de “Motor Valley” italiano, ou seja, toda a região que inclui Piemonte, Lombardia, Emilia-Romagna, Modena, Turim e Arese, locais onde a paixão automóvel continua bem viva.
Ao abrigo desta divisão irão ganhar vida as interpretações automóveis mais emblemáticas de Itália, entre modelos personalizados intemporais, restauros historicamente precisos, investigação de materiais novos, e um centro para a performanc”. Este novo centro criativo dedicado será liderado por Cristiano Fiorio, que reporta diretamente a Santo Ficili, Diretor Executivo da Alfa Romeo e Diretor de Operações da Maserati.
Dessa conjugação irão resultar interpretações exclusivas e de produção muito limitada de automóveis excecionais, área que ganhou ainda mais relevância após o sucesso alcançado pelo Alfa Romeo 33 Stradale e pelo Maserati MCXtrema ao longo dos dois últimos anos. A iniciativa irá centrar-se em áreas temáticas principais, tais como Bottega, Fuoriserie (personalização avançada), Corse (competição) e La Storia (História como visão).



Um dos destaques neste anúncio está no programa Fuoriserie, caracterizado como o derradeiro programa de personalização, dando a cada cliente a oportunidade de transformar o seu automóvel num modelo único. Para tal, o cliente irá trabalhar com uma equipa de design dedicada, para explorar novas linguagens criativas, mantendo-se fiel aos códigos estéticos das marcas. Ao mesmo tempo, os processos de qualidade serão elevados em termos de cuidado, não colocando em causa a robustez e refinamento do projeto em causa.
Para Santo Ficili, “este lançamento é mais do que a criação de uma nova iniciativa – é o símbolo de uma nova era para a Alfa Romeo e para a Maserati. Representa a nossa convicção inabalável no poder da criatividade, engenharia e habilidade artesanal italianas. Tenho orgulho de confiar esta missão a Cristiano Fiorio; o seu trabalho excecional em projetos como o Alfa Romeo 33 Stradale e os nossos programas de automobilismo demonstraram não só domínio técnico, mas também uma profunda ligação emocional à alma das nossas marcas. Este é o primeiro marco numa transformação mais ampla que definirá o futuro da Alfa Romeo e da Maserati”.




Por outro lado, a divisão de restauros será amplificada, destinando-se a preservar a herança histórica de ambas as marcas através de restauros e certificações de automóveis antigos, e criando arquivos e museus para tornar tangível um legado extraordinário. Neste contexto, modelos emblemáticos serão trazidos de volta à vida com interpretações contemporâneas, tecnologias sustentáveis e detalhes personalizados. Através da Officine Classiche, a Bottegafuoriserie irá salvaguardar e celebrar o património de ambas as marcas, para garantir que os legados da Alfa Romeo e da Maserati continuarão a inspirar as gerações futuras.







