Valtteri Bottas, piloto finlandês da Sauber, reflete sobre o fraco desempenho da equipe nas corridas de abertura da temporada de Fórmula 1 de 2024. Os resultados decepcionantes têm servido como um alerta para a equipe, que esperava se recuperar de uma temporada anterior decepcionante. Apesar de fazer mudanças em seu carro C44, a Sauber tem lutado para competir e consistentemente se encontrou no final do grid. No recente Grande Prêmio da Arábia Saudita, tanto Bottas quanto seu companheiro de equipe Zhou Guanyu terminaram como os últimos carros classificados. Bottas atribui suas dificuldades a problemas para aquecer os pneus, levando-o a fazer uma parada adicional nos boxes. A equipe esperava que usar os pneus de composto macio e duro fosse a melhor estratégia, mas eles não conseguiram gerar calor suficiente no composto duro, resultando em perda de desempenho. Bottas também concorda com a observação de Charles Leclerc de que os pneus de composto duro eram muito duros para a pista. Apesar das melhorias na configuração do carro, a Sauber ainda não conseguiu fazer os pneus funcionarem efetivamente, resultando em um ritmo decepcionante.
Bottas reconhece que as dificuldades da Sauber com os pneus atuais da Pirelli também prejudicaram seu desempenho na classificação. Tanto Bottas quanto Zhou não conseguiram avançar da Q1.
“Ficou evidente hoje que simplesmente não funcionou. Os compostos macios foram muito melhores, então acredito que nosso carro ainda tem dificuldades em gerar energia suficiente nos pneus”, afirmou.
“Provavelmente é por isso que nosso ritmo de corrida foi decente no Bahrein, pois a superfície da pista lá é mais áspera e requer manter os pneus resfriados.
“No entanto, com pneus como esses, sentimos que não conseguíamos gerar calor suficiente.”
Bottas admite que a Sauber não alcançou o progresso que esperava com seu conceito de carro redesenhado e insta a equipe a abordar outras áreas de melhoria.
Um problema com a porca da roda dianteira esquerda resultou em uma parada nos boxes que durou mais de 50 segundos para Bottas no Bahrein, e a recuperação de Zhou desde o final do grid em Jeddah também foi interrompida pelo mesmo problema.
“É claro, é apenas a segunda corrida de 24, e temos alguns desenvolvimentos futuros, mas definitivamente precisamos melhorar não apenas nosso ritmo, mas também nossos aspectos operacionais. Ambos os pilotos enfrentaram esses problemas nas duas últimas corridas”, reconheceu.
O ex-piloto da Mercedes revelou que a Sauber terá atualizações para o Grande Prêmio da Austrália e acredita que a pausa dará à equipe a oportunidade de resolver seus problemas nas paradas nos boxes.
“Acredito que temos algumas melhorias chegando para a Austrália, e agora temos duas semanas para tentar resolver o problema nas paradas nos boxes”, revelou.
“Acredito que Zhou teve o mesmo problema com rosqueamento cruzado, então é algo que precisa ser consertado porque mesmo se tornarmos o carro mais rápido, paradas nos boxes demoradas não são ideais.”