A BMW acaba de confirmar que vai lançar um modelo elétrico movido a pilha de combustível a hidrogénio em 2028. Para concretizar o objetivo a marca germânica, expandiu a sua colaboração com a Toyota, construtor automóvel que continua a desenvolver a tecnologia de fuel cell.
As duas empresas vão desenvolver um sistema de transmissão de célula de combustível de “próxima geração” que será utilizado em modelos ligeiros de passageiros e em veículos comerciais, e trabalhar para reforçar a infraestrutura de hidrogénio, um dos fatores que mais está a limitar o crescimento desta tecnologia a nível global.
Recorde-se que a BMW tem vindo a testar com sucesso a tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio há vários anos com cerca de uma centena de protótipos do SUV iX5, que gera 125 kW (170 cv) emitindo apenas vapor de água, e o calor residual é aproveitado para aquecer o habitáculo.
A bateria é carregada pela recuperação de energia ou pela célula de combustível para uma potência máxima de 275 kW (374 cv) no seu máximo desempenho.
Esta tecnologia permite ao BMW iX5 Hydrogen acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos, alcançar uma velocidade máxima limitada de 180 km/h e uma autonomia no ciclo WLTP de 504 km.
Além disso, o BMW iX5 Hydrogen, está equipado com dois depósitos em fibra de carbono com capacidade para armazenar até 6 kg de hidrogénio, o que permite uma autonomia máxima entre os 500 km e os 600 km.
A grande vantagem desta tecnologia é que permite reabastecimentos em três a quatro minutos, quase o mesmo tempo que abastecer um deposito de um veículos movido a gasolina ou a gasóleo´
“Trata-se de um marco na história do automóvel: o primeiro veículo a pilha de combustível de produção em série que será oferecido por um fabricante premium de nível mundial. Movido a hidrogénio e impulsionado pelo espírito de nossa cooperação, o progresso tecnológico está a dar forma à mobilidade do futuro”, refere em comunicado, Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
A BMW confirmou ainda que a nova tecnologia de hidrogénio será utilizada em diferentes modelos da gama da marca de Munique para oferecer opções atraentes de veículos elétricos a pilha de combustível a hidrogénio.