Exclusivamente destinado ao mercado norte-americano, o novo BMW M2 Turbo Design Edition é uma edição especial e limitada do desportivo da marca bávara, face ao qual não regista alterações mecânicas, já que a sua missão prestar homenagem a um dos modelos mais carismáticos da casa de Munique: o inesquecível BMW 2002 turbo, apresentado no Salão de Frankfurt de 1973, e produzido entre 1974 e 1975. Desenvolvido com base no já de si emblemático BMW 2002 tii, foi o primeiro automóvel europeu de produção em série animado por um motor turbocomprimido, no caso o quatro cilindros de 2,0 litros que, graças a um turbocompressor KKK, via a sua potência passar de 130 cv para 170 cv, permitindo ao 2002 Turbo cumprir os 0-100 km/h em menos de 7,0 segundos, um registo notável para a época.
O 2002 turbo distinguia-se, visualmente, dos restantes 2002 através de alguns elementos específicos, caso dos guarda-lamas alargados, essenciais para poder acomodar jantes de maiores dimensões, e pneus mais largos; do defletor traseiro em preto; das listas com as cores da BMW Motorsport, presentes no spoiler dianteiro e na lateral, entre os guarda-lamas frontais e traseiros; e, em opção, da inesquecível tomada dianteira decorada com a sigla “2002 turbo” escrita de trás para a frente, para que fosse lida na perfeição quando vista nos retrovisores dos veículos que seguissem na frente.






E foram, justamente, alguns destes elementos que foram transpostos, cinco décadas volvidas sobre o terminus da produção do 2002 turbo, para o BMW M2 Turbo Design Edition, ainda que aplicados de forma distinta da original. Por exemplo, desta feita, as cores da hoje submarca desportiva da BMW são pintadas à mão, sobre a cor branca Alpine White da carroçaria, no rebordo do capot e da tampa da mala, assim como no tejadilho em fibra de carbono incluído de série; a sigla “2002 turbo” está aplicada a branco na área do capot pintada de preto; na traseira, marcam presença o defletor preto, em fibra de carbono, montado na tampa da mala, e o emblema “turbo” exclusivo. As jantes são sempre de 19” na frente (pneus 275/35), e de 20” atrás (pneus 285/30), de duplos braços e pintadas de preto de série, ou raiadas com acabamento dourado em opção. No habitáculo, a par do equipamento de série reforçado, fazem a diferença as soleiras das portas com a inscrição “M2 turbo”; e a placa com a inscrição “turbo” sobre as cores da BMW M, existente junto da alavanca de comando da caixa de velocidades.



Outro atributo determinante do M2 Turbo Design Edition é ser proposto simente com caixa manual de seis velocidades, uma vez que o 2002 turbo montava de série uma caixa manual de quatro relações, e propunha em opção uma caixa, também manual, de seis velocidades. Proposto no mercado estadounidense a partir de 82 900 dólares (cerca de 72 000 euros), o BMW M2 Turbo Design Edition será produzido, a partir de janeiro de 2026, numa edição, segundo o fabricante germânico, “extremamente limitada”, mas sem que tenham sido revelado o número exato de exemplares a construir – não faltando quem aposte, por razões óbvias, que serão… 2002!


