O arranque do mês de agosto para a BMW, marcou o início da produção em série da nova geração de motores elétricos Gen6 eDrive, que irão equipar os próximos modelos Neue Klasse, marcando um novo capítulo na eletrificação do BMW Group.

Esta nova unidade motriz vai fazer a sua estreia no próximo BMW iX3, com apresentação mundial prevista para setembro. O motor será produzido na fábrica de Steyr, na Áustria – uma unidade de referência na produção de motores no BMW Group, agora adaptada também à eletrificação da gama da marca bávara.
O novo motor foi desenvolvido com base numa arquitetura de 800V, e segundo a marca germânica, garante ganhos significativos face à geração anterior, com a redução de perdas energéticas em cerca de 40%, redução do peso total em 10%, redução de custos em 20% e uma autonomia até 800 km, trabalhando em conjunto com as novas baterias, ainda sujeita a confirmação WLTP.

Segundo a BMW, o novo iX3 exemplifica a abordagem holística de sustentabilidade da marca, que considera todas as fases do ciclo de vida do veículo, desde a cadeia de abastecimento, passando pela produção, até à utilização. O objetivo é conservar recursos e reduzir significativamente a pegada de emissões.
Recorde-se que o iX3 é o primeiro modelo da plataforma de modelos elétricos Neue Klasse e pretende contribuir significativamente para o alcance das metas climáticas para 2030 e 2050.