A BMW está a testar baterias de estado solido, que vão equipar a próxima geração de veículos elétricos da marca.
Para isso, a casa de Munique equipou um BMW i7 com uma bateria de estado sólido da sua parceira, Solid Power, que utiliza células que produzem uma densidade maior, mas são menores e mais leves do que as das baterias de íones de lítio usadas pela BMW atualmente. Em termos simples, o significa que mais energia pode ser armazenada em baterias de menores dimensões.

A BMW e a Solid Power acreditam no potencial da tecnologia ASSB, ou seja, de células puras de grande formato têm o potencial para atingir maiores autonomias em veículos sem as desvantagens em relação ao peso do sistema de armazenamento geral.
“A Solid Power está orgulhosa de a parceria com a BMW ter resultado na primeira demonstração de células de bateria em estado sólido num veículo”, disse John Van Scoter, presidente e CEO da Solid Power. “Acreditamos nas células de bateria de baixa energia (ASSB) e continuamos a impulsionar a inovação do nosso eletrólito de sulfeto em apoio ao futuro dos veículos elétricos.”

A bateria protótipo integrada no BMW i7 combina princípios comprovados de construção Gen5 (células prismáticas em módulos) com novos e inovadores conceitos de módulos para integrar células ASSB da Solid Power.
A marca germânica vai agora recolher dados nos próximos meses com os testes a realizar com o BMW i7, nomeadamente ao nível da temperatura e pressão operacional.
Recorde-se que as baterias de estado sólido são apontadas como o “Santo Graal” dos automóveis 100% elétricos e cruciais para o futuro da mobilidade elétrica. Oferecendo maior capacidade e maior autonomia do que baterias de tamanho similar utilizadas pela indústria automóvel atualmente. A sua composição simplificada é mais leve e menos suscetível a variações de temperatura, além de permitirem carregamentos mais rápidos.
