O BMW Group e a Tata Technologies anunciaram a criação de uma “joint-venture” com o objetivo de estabelecer um centro de desenvolvimento de software na Índia.
Em comunicado a BMW esclarece que a nova empresa vai aproveitar a experiência em engenharia digital e os talentos da Tata Technologies para contribuir para a expansão estratégica do Grupo BMW, nomeadamente no desenvolvimento de soluções de veículos definidos por software (SDV) para os futuros modelos da BMW.
“A nossa colaboração com a Tata Technologies irá acelerar o nosso progresso no campo dos veículos definidos por software. A Índia possui um grande número de talentos com excelentes competências em software, que podem contribuir para a nossa competência em matéria de software”, sublinhou Christoph Grote, vice-presidente sénior de software do Grupo BMW.
Além disso, a nova empresa vai ainda fornecer software destinado à condução autónoma, bem como para os sistemas de infoentretenimento e serviços digitais.
O BMW Group e a Tata Technologies deterão, cada um, uma participação de 50% na empresa recém-formada, acrescentou.
Recorde-se que a BMW conta há mias de duas décadas com equipas dedicadas ao desenvolvimento de software automóvel e em Portugal possui uma “joint-venture” com a Critical Software, a Critical TechWorks, que possui centros de engenharia no Porto e em Lisboa.