A BMW surge em 1º lugar no setor automóvel no ranking 2024 do monitor de referência Merco, repetindo e consolidando a liderança nos últimos cinco anos.
A classificação da Merco resulta de um questionário alargado, que avalia a reputação e notoriedade das empresas em Portugal.
O ranking geral Merco Empresas e Líderes Portugal 2024 avaliado pela consultora KPMG, volta a ser liderado pelo Grupo Nabeiro (Delta Cafés). O fabricante automóvel de origem bávara ficou na 18.ª posição, liderando o setor automóvel, seguida pelo Grupo Salvador Caetano na 27.ª posição, Mercedes-Benz no 34.º lugar, Grupo Volkswagen no 44.º, Renault no 56.º e Tesla 66.º.
No processo de elaboração do ranking de 2024 participaram 258 executivos, 47 analistas financeiros, 35 jornalistas de negócios, 30 membros do Executivo, 37 ONG’s, 40 Sindicatos, 38 Associações de Consumidores, 40 Professores Universitários da área de negócios, 37 Social Media Managers, 800 Consumidores e 883 estudantes universitários.
Para além destas avaliações, foi realizada uma análise no âmbito digital das empresas em colaboração com a Nethodology, com 312.940 menções analisadas, e um benchmarking de indicadores objetivos, que recolhe a realidade das empresas através de uma avaliação de mérito reputacional.
A classificação da Merco foi elaborada pela Análisis e Investigación, um reputado instituto de estudos de mercado de Espanha. A aplicação da metodologia foi analisada de forma independente pela consultora KPMG.