A Bentley Motors anunciou que vai passar a utilizar uma tecnologia inovadora baseada em inteligência artificial para reforçar o artesanato, a sustentabilidade e a inovação dos interiores dos seus automóveis.

O novo sistema de Inspeção de Couro, suportado por IA, promete revolucionar a forma como o couro é avaliado e selecionado para utilização, reduzindo o desperdício e os custos, enquanto deteta micro imperfeições invisíveis a olho nu.
Este novo processo da Bentley recorre a tecnologia avançada de câmaras e inteligência artificial para garantir que cada corte de couro selecionado cumpre os mais elevados padrões de qualidade.

A marca britânica sublinhou que esta nova técnica, utilizada pela primeira vez no Grupo VW, vai permitir eliminar a exigente tarefa de inspeção e controlo manual de cada pele, tradicionalmente realizada pelos especialistas.
No entanto, o sistema de Inspeção de Couro com IA não substitui por completo o trabalho dos artesãos especializados da Bentley. Ao automatizar o processo de inspeção manual, o sistema assegura a seleção do couro da mais alta qualidade, permitindo aos artesãos aplicá-lo com precisão em acabamentos cosidos à mão.

O novo sistema de Inspeção de Couro permite também um processamento mais rápido, já que várias peles podem ser inspecionadas em simultâneo. Este programa funciona em paralelo com os processos de corte já existentes, otimizando a utilização do couro em mais de 200 componentes de acabamento por veículo.
Recorde-se que no caso do interior do Bentayga, o SUV da Bentley, são necessárias cerca de nove peles, que sendo um produto natural, está sujeito a imperfeições, que afetam, inevitavelmente, a qualidade final dos acabamentos.

“O investimento nesta nova tecnologia pioneira reforça ainda mais a sustentabilidade dos luxuosos habitáculos da Bentley, reduzindo o desperdício e otimizando a utilização do couro. A Inspeção de Couro é também um excelente exemplo de como a inovação de ponta pode coexistir com as técnicas artesanais tradicionais da Bentley”, disse Andreas Lehe, membro do Conselho de Administração para a Produção da Bentley Motors.
