Enea Bastianini se destacou, estabelecendo um tempo de volta impressionante para assumir a liderança no FP2 em sua Ducati e garantir uma vaga no Q2 para o Grande Prêmio de Portugal de MotoGP de amanhã. Jack Miller, também representando a KTM, manteve seu bom desempenho do FP1 ao terminar a sessão em segundo lugar, enquanto Brad Binder terminou não muito atrás, em quinto lugar.
Apesar de sofrer seu primeiro acidente da temporada na Gresini Ducati nos minutos finais, Marc Marquez conseguiu garantir um modesto terceiro lugar, visando conquistar pole positions consecutivas. O atual líder do campeonato e campeão reinante, Francesco Bagnaia, garantiu o oitavo lugar e avançou para o Q2, juntamente com seu rival pelo título de 2023, Jorge Martin, que terminou em quarto.
Após uma saída desafiadora no Catar, ambos os pilotos da equipe Yamaha de fábrica conseguiram elevar suas posições nos minutos finais, garantindo o nono e décimo lugar, respectivamente, e garantindo suas vagas no Q2. Alex Rins entregou uma volta crucial para ultrapassar o estreante Pedro Acosta, garantindo que ele e Fabio Quartararo avançassem em sua desafiante YZR-M1 de 2024.
Aleix Espargaró enfrentou um fim de semana difícil, com uma queda tardia o fazendo cair para o 14º lugar. Maverick Vinales, por outro lado, conquistou o sétimo lugar e garantiu uma vaga no Q2 para a corrida de amanhã. Infelizmente, Franco Morbidelli sofreu mais infortúnios, pois uma queda no final da sessão o fez cair para o 15º lugar.
Joan Mir, que havia mostrado promessa ao terminar em 10º no FP1 em sua Honda, teve dificuldade em replicar aquele ritmo e acabou em 19º lugar. Luca Marini, pilotando a moto irmã, terminou em último na sessão.