Pecco Bagnaia, o atual campeão do MotoGP, emergiu vitorioso na corrida sprint em Mugello, enquanto o líder dos pontos, Jorge Martin, sofreu um acidente. A vitória de Bagnaia, sua primeira em uma corrida sprint desde o evento da Áustria do ano passado, veio após várias oportunidades perdidas. No fim de semana passado, ele caiu enquanto liderava na última volta. No entanto, desta vez ele se manteve firme contra a pressão tardia de Marc Marquez e conseguiu reduzir a diferença para Martin em 12 pontos.
Martin começou a corrida na posição de pole, mas foi ultrapassado não apenas por Bagnaia, mas também por seu próprio companheiro de equipe, Enea Bastianini, na primeira volta. Embora Martin tenha conseguido retomar a liderança, um erro de Bastianini permitiu que ele atacasse e, por fim, levou a uma colisão entre os dois. O incidente foi investigado, mas nenhuma ação adicional foi tomada.
Infelizmente para Martin, esse incidente fez pouco para amenizar sua decepção. Apesar de inicialmente se manter próximo o suficiente de Bagnaia para atacar, ele logo se viu ultrapassado por Marquez. Com o estreante Pedro Acosta também ameaçando roubar o terceiro lugar, Martin caiu na oitava volta.
Marquez, que ultrapassou Martin para garantir o segundo lugar, terminou 1,5 segundos atrás de Bagnaia. Na classificação do campeonato, Bagnaia agora está atrás de Martin por 27 pontos, com Marquez mais cinco pontos atrás.
No entanto, Bagnaia começará a próxima corrida na quinta posição devido a uma penalidade por obstrução durante as sessões de treinos de sexta-feira. Atrás dele, Acosta comemorou seu novo contrato com a KTM de fábrica ao terminar em terceiro, enquanto Franco Morbidelli obteve seu melhor resultado com a Pramac Ducati em quarto lugar. Maverick Vinales completou o top cinco pela Aprilia.
Yamaha e Honda tiveram uma corrida decepcionante, apesar de mostrarem promessa mais cedo no fim de semana. Alex Rins foi o piloto da Yamaha mais bem colocado, terminando na 13ª posição, enquanto Fabio Quartararo foi retirado da corrida no início devido a uma colisão com Miguel Oliveira. O piloto convidado da KTM, Pol Espargaro, terminou em 14º em seu retorno à ação do MotoGP, e Joan Mir abandonou a corrida com um problema técnico.