Fim do sonho de João Ferreira na luta pela vitória no Dakar 2024 em SSV. Depois de ontem ter vencido a terceira etapa na categoria, o português perdeu mais de uma hora na nona tirada esta terça-feira, devido a problemas técnicos no seu Can-Am logo depois de 40km. Cristiano Batista foi o vencedor.
O brasileiro da South Racing Can-Am gastou 5h02m30s para completar a especial, batendo Xavier de Soultrait (Sébastien Loeb Racing Bardahl Team/Prodrive) por claros 9m26s.
Gerard Farres Guell (South Racing Can-Am) acabou em terceiro a 10m38s, e com apenas 12 segundos de margem para Jérôme de Sadeleer (MMP/BRP) – isto depois de o helvético ter sido admoestado em 20 segundos.
Em quinto ficou Yasir Seaidan (MMP/BRP). Depois do tempo perdido, Ferreira – navegado por Filipe Palmeiro – terminou apenas na 19.ª posição a 1h19m59s do topo. Os lusos receberam 15 minutos de penalização.
Quando faltam três dias, de Soultrait cimentou a liderança na classificação: tem agora 28m16s de avanço para Sara Price (South Racing Can-Am), que também se atrasou significativamente nesta etapa. De Sadeleer é terceiro, Seaidan está em quarto e Ferreira desceu de segundo para quinto. Está a 1h18m14s do líder.
Top dez da Etapa 9:
Top dez da geral: