Desde que foi criado, nos finais do século XIX, o automóvel sempre criou fascínios. Inicialmente, destacou-se enquanto fator diferenciador na sociedade, por abrir portas à liberdade de movimentos, ao substituir o cavalo e as carroças como principais meios de deslocação. Depois, os interesses e os encantos pela máquina foram crescendo em paralelo com diversas razões, do design à engenharia, sem nunca esquecer as emoções permitidas pela velocidade.
Paixões que terão arrebatado o mundo do cinema, há muitas décadas rendido à sedução do automóvel, numa relação já duradoura e plural, com vários veículos a serem mais do que meros acessórios, e a desempenharem papéis memoráveis nas películas da Sétima Arte, e com alguns ‘auto personagens’ a ascenderem, mesmo, ao estatuto de estrela. O poder de encaixe e a versatilidade do automóvel é tal, que os realizadores tanto o aplicam como viatura que dê vida e ajude a reforçar a personalidade dos protagonistas, como fazem deles as principais estrelas dos filmes. Já para não falar de relatos históricos e bibliográficos.
Reunimos dez filmes famosos e inesquecíveis, em que os automóveis ganharam o estatuto de estrela de Hollywood, faltando-lhes, apenas, deixar as marcas da borracha no tapete vermelho!
“Bullitt” (1968) – Ford Mustang GT Fastback

Com Steve McQueen aos comandos, o Ford Mustang GT Fastback do filme “Bullitt”; ficou na história e será lembrado pelas emocionantes cenas de perseguição. O V8 de 390 cv e o estilo do Mustang encaixavam na perfeição no perfil de um detetive da polícia que desafia a atividade criminosa instalada nas íngremes colinas da cidade de São Francisco.
“Regresso ao Futuro” (1985) – DeLorean DMC-12

O DeLorean DMC-12, com as suas portas ‘asa de gaivota’, foi a escolha lógica para a trilogia “Regresso ao Futuro”: o produtor Steven Spielberg precisava de um veículo que parecesse vindo do futuro para integrar uma história de viagem no tempo. O argumento gira em torno de uma máquina do tempo criada a partir deste icónico automóvel.
“Mad Max” (1979) – Interceptor V8

O Interceptor V8, conhecido como “Pursuit Specia”, ganhou destaque em toda a série “Mad Max”. O carro, um intimidante Ford Falcon XB GT modificado, com motor V8, foi escolhido para representar o veículo de Max enquanto símbolo de resistência num mundo pós-apocalíptico recheado de perigos.
“Gone in 60 Seconds” (2000) – Eleanor (Ford Shelby GT500)

Eleanor, um Ford Shelby GT500, é o destaque de “60 Segundos”. A sua elegância intemporal e o design lendário estiveram na base da sua escolha, tornando-o num objeto de desejo para o protagonista e para os amantes de automóveis. “Eleanor”, um Ford Shelby GT500, é o prémio do roubo em “60 Segundos”.
Este carro icónico, com V8 de 450 cavalos de potência e design impressionante, representa o desejo de um ladrão de elite.
“Transformers” (2007) – Chevrolet Camaro Bumblebee

No universo dos “Transformers”, o simpático Bumblebee é um robô que se transforma num Chevrolet Camaro amarelo. O coupé da marca americana foi escolhido pela imagem moderna e desportiva, tornando-se no disfarce perfeito para um Autobot amigável.

“The Italian Job” (1969) – Mini Cooper

Não é apenas um, mas sim vários Mini Cooper (dos originais) a entrar em ação neste filme de assaltos! Conhecidos pela agilidade e capacidade de manobra proporcionada pelas reduzidas dimensões, os Mini brilham em vários takes filmados nas sinuosas e estreitas ruas de Turim (Itália), dando vido a várias cenas de perseguição e fuga.
“Herbie: Se o meu Carocha falasse” (1968) – Herbie (Volkswagen Beetle)

Herbie, o adorável Volkswagen Beetle, é verdadeiramente a estrela desta saga de filmes que teve início em 1968 pelas mãos dos estúdios da Walt Disney. É um automóvel com personalidade, inteligência e até sentimentos humanos. Aliado ao carisma dos VW Carocha originais, transformou-se num dos automóveis
mais queridos do cinema e da história. A saga prosseguiu com mais quatro filmes nos anos seguintes, acompanhados por um remake do original em 1997 e uma película mais recente, em 2005.
“Death Proof” (2007) – 1970 Dodge Challenger

O Dodge Challenger de 1970 foi a escolha perfeita para um filme dirigido por Quentin Tarantino. A potência e aparência icónica tornaram-no carro ideal para um serial killer. Este muscle car, com um motor V8 de 375 cavalos sob o capô, personifica a violência controlada no filme.
“Christine” (1983) – Plymouth Fury

“Christine” é um Plymouth Fury possuído por uma entidade maligna, ganhando vida e capacidade para aterrorizar os humanos. O automóvel, com o seu visual clássico e a capacidade de se regenerar, torna-se neste filme o centro das atenções de um perfeito pesadelo sobrenatural.

“Drive” (2011) – Chevrolet Impala

O Chevrolet Impala usado por Ryan Gosling em “Drive” representa elegância e potência, encaixando-se perfeitamente no papel de um assassino que leva uma vida dupla. O Chevrolet Impala usado por Ryan Gosling em “Drive” é um carro discreto com um motor V8 de 5.3 litros, que se torna uma extensão do personagem que o conduz.
Além dos filmes, existem ainda automóveis que ficaram conhecidos pelas participações em séries televisivas, caso do Ferrari Testarossa de “Miami Vice”, a GMC Van dos “Soldados da Fortuna”, o Dodge Charger laranja em “Três Duques” ou o inesquecível Pontiac Trans Am preto que deu vida à série “O justiceiro”.

Como o automóvel se tornou um objeto de desejo na sociedade moderna?