Todas as estratégias de prevenção rodoviária (que não passam pela caça à multa!), merecem ser estudadas. Incluindo esta, que utiliza carros de polícia em cartão para assustar os aceleras.
O método, bastante simples, já foi adotado em alguns países, com eficácia comprovada. Em Espanha, durante o ano passado, circulou nas redes sociais um vídeo que mostrava exatamente uma maqueta em papelão de uma viatura da Guardia Civil parada na berma da estrada CM-3203, entre Albacete e Aína, mas que era alegadamente um projeto a concurso num evento de ideias para descobrir novas formas de sinalização rodoviária que ajudem a proteger os trabalhadores em obras de manutenção nas estradas.
O intuito é fazer os condutores desaceleraram as suas viaturas em pontos específicos, uma vez que à distância as figuras em cartão são facilmente confundidas com o carro-patrulha real. E a reação da esmagadora maioria dos condutores é abrandar.
Ou seja, ao que tudo indica, uma fotografia impressa num enorme pedaço de cartão na estrada parece fazer o mesmo efeito dissuasor dos agentes no local.
O que pensa desta ideia?