A Mercedes-Benz confirmou que 15 modelos da marca vão passar a disponibilizar a função de Mudança Automática de Faixa de Rodagem para ultrapassar um veículo, sistema que passa a estar disponível em 33 países europeus.
Os modelos que passam a dispor desta nova funcionalidade são o Classe C, Classe E, Classe S, GLC, CLE, EQE, EQS, bem como o EQS SUV e EQE SUV, que passam a poder ser equipados com a nova funcionalidade, diretamente de fábrica ou através de uma atualização over-the-air.
A Mudança Automática de Faixa de Rodagem funciona de forma automática quando o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC é ativado. Os sensores de radar e as câmaras instaladas nos modelos da Mercedes permitem monitorizar constantemente as imediações do veículo, de modo a ultrapassar os automóveis mais lentos na autoestrada ou via rápida e, em seguida, regressar à faixa de rodagem original. Além disso, a função também pode iniciar uma mudança automática de faixa de rodagem para manobrar o veículo para as saídas relevantes de autoestrada ou via rápida quando a orientação de itinerário está ativa.
A Mercedes‑Benz já introduziu esta função na América do Norte em 2023. Na China, também existe uma versão do sistema desenvolvida pela Mercedes‑Benz China. A marca germânica lembra que as versões específicas do mercado são adaptadas às condições regionais do trânsito e aos respetivos requisitos legais, diferindo por isso em determinados pormenores.
Na Europa, a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem está ativa numa gama de velocidade de 80 a 140 km/h, sendo que para tal acontecer o sistema de navegação deve reconhecer que está a viajar numa autoestrada ou via rápida adequada – a via deve ter pelo menos duas faixas separadas, por exemplo. Além disso, as marcas da faixa de rodagem têm de ser detetadas pelas câmaras do veículo e deverá haver espaço livre suficiente. A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem é um sistema de Nível 2, o que significa que o condutor continua a ser responsável pela condução do veículo em qualquer momento.