A história da NASCAR está repleta de famílias que passam o testemunho da excelência nas corridas de uma geração para a outra. Lendas como Richard Petty, Dale Earnhardt, Bill Elliott e Kyle Busch abriram o caminho para sucessores como Dale Jr., Chase Elliott e Brexton Busch. Agora, a tocha de Kevin Harvick está a ser levantada pelo seu filho, Keelan Harvick, que, à tenra idade de 12 anos, já está a fazer ondas na comunidade das corridas.
Um momento eletrizante aguarda enquanto a dupla pai-filho se prepara para competir cara a cara no Kern Raceway em Bakersfield. O campeão de corridas aposentado, Kevin Harvick, está de um lado da pista, com a sua ilustre carreira atrás de si. Do outro lado, o seu filho Keelan, alimentado de ambição e um desejo insaciável de deixar a sua própria marca no mundo das corridas.
Enquanto a emoção da corrida que se aproxima é palpável, a preocupação paternal de Kevin Harvick é igualmente evidente. Ele deixou claro ao seu filho que uma condução agressiva pode levar a danos dispendiosos. O seu aviso severo ao filho no podcast Happy Hour foi: “Isto não é um carro de lenda, e se tu destruíres a minha traseira, é caro, e sou eu que estou a pagar por isso. Portanto, melhor teres a certeza de que, se me destruires, que seja por algo realmente, realmente bom.”
Mas Keelan, mostrando a sua sagacidade e confiança, foi rápido a responder. Numa entrevista à FloRacing, garantiu ao pai: “Ele não é tanto um condutor porque é ele quem paga, mas provavelmente não o vou atingir.”
A corrida que se aproxima no Kern Raceway marcará a primeira vez que Kevin e Keelan Harvick competirão um contra o outro na série CARS Tour West Pro Late Model. Kevin irá conduzir o modelo tardio No. 29 Hunt Brothers® Pizza, e Keelan ficará responsável pelo modelo tardio No. 62 Hunt Brothers Pizza, um número com uma história familiar significativa.
As apostas são altas, com mais do que apenas troféus em jogo. O orgulho familiar e os direitos de gabar-se também estão em jogo. Keelan está determinado a não perder para o seu pai, afirmando: “O meu pai ajudou-me tanto na minha curta carreira nas corridas. Poder competir contra ele pela primeira vez é bastante fixe, e é algo de que temos falado há muito tempo. Espero sair por cima porque, se não, ele não vai parar de se gabar disso.”
Keelan Harvick não é um novato no mundo das corridas. A sua carreira já conta com conquistas impressionantes. Em 2024, ele destacou-se como o Campeão Nacional INEX Young Lions Asphalt, registando impressionantes 27 vitórias em 49 corridas e 38 pódios. Fez a sua estreia em Limited Late Model no Florence Motor Speedway em Novembro de 2024, terminando em oitavo lugar entre 31 carros. Seguiu em frente para conquistar a sua primeira vitória na categoria em Fevereiro de 2025. O seu talento no karting também foi demonstrado quando venceu a sua primeira corrida na categoria Micro Swift no GoPro Motorplex em Julho de 2020.
O talento de Keelan não passou despercebido. Ele foi listado como o mais jovem piloto na lista “20 Under 20” da FloRacing, marcando-o como uma das estrelas em ascensão mais promissoras do desporto.
À medida que Keelan Harvick sobe nas classificações das corridas da NASCAR, ele certamente valorizará estas primeiras corridas contra o seu pai. No entanto, é claro que, tal como os seus predecessores, ele está numa trajetória para escrever o seu próprio capítulo nos anais do desporto. A próxima corrida no Kern Raceway será apenas mais um degrau rumo a um futuro promissor.