A Audi renovou a gama A3, que passa a contar a partir de agora com uma inédita versão Allstreet, que se junta às variantes Limousine e Sportback.
Todas as versões apresentam uma secção frontal renovada, com uma grelha Singleframe hexagonal e sem moldura que é mais plana e mais larga, a que se juntam generosas e angulares entradas de ar laterais, que reforçam o caráter desportivo dos modelos compactos.
O spoiler dianteiro liga as duas entradas de ar e faz com que o renovado Audi A3 pareça mais baixo. Já na secção traseira, destaque para um novo para-choques e difusor inspirados nos modelos RS.
Já o A3 Allstreet apresenta-se com uma suspensão sobrelevada em 15 mm face à suspensão de série do A3 Sportback. A afinação específica das molas/amortecedores visa contribuir para um elevado conforto de uma experiência de condução desportiva e precisa. Juntamente com o maior diâmetro das rodas, o conjunto resulta numa distância ao solo 30 mm superior. Os arcos das rodas alargados realçam as jantes de 17’’ de série, que são uma polegada mais largas do que as que vêm de série no A3 Sportback. Para ambos os modelos estão disponíveis, em opção, jantes de 18 e 19’’.
Além disso, a Audi inclui neste renovado A3 quatro diferentes assinaturas digitais de luzes diurnas através do MMI, bem como um elevado conjunto de elementos de segurança. O Audi pre sense front, o sistema de prevenção de colisões e o aviso de saída da faixa de rodagem, a que se juntam o cruise control adaptativo e o assistente ativo de faixa de rodagem.
No interior existem bastantes novidades, desde o design da alavanca da caixa de velocidades e das saídas de ar até às aplicações decorativas em tecido e à nova iluminação interior.
O equipamento de série foi significativamente alargado. Além do volante multifunções de três raios em pele, o equipamento de série inclui ainda ar condicionado, o pacote de luzes ambiente, apoio de braço central dianteiro, ecrã de infoentretenimento de 10,1’’, juntamente com o Audi virtual cockpit e um carregador indutivo para smartphone. Além das duas portas de carregamento USB-C na consola central à frente, existem ainda duas portas adicionais na traseira.
Os equipamentos opcionais incluem o MMI navigation plus, juntamente com o portfólio connect completo e o acesso à loja de aplicações, que permite ao condutor utilizar uma vasta oferta de aplicações através do ecrã do veículo. Os utilizadores também podem interagir com as suas aplicações através de comando de voz. O Amazon Alexa pode ser utilizado para transmitir música e também para operar dispositivos domésticos inteligentes.
Em matéria de motorizações, na Europa os modelos da gama A3 vão estar inicialmente disponíveis em duas variantes. O 30 TFSI com um motor a gasolina de 1,5 litros, com uma potência de 116 cv, acoplado a uma caixa automática S tronic de sete velocidades e tecnologia “mild hybrid”. Mais tarde, estará também disponível com caixa manual de seis velocidades.
Já o 35 TDI é a versão a gasóleo com 150 cv e uma transmissão S tronic de sete velocidades. Outras versões a gasolina e a gasóleo do A3 Sportback e do A3 Limousine seguir-se-ão. Uma versão híbrida plug-in será adicionada à gama no final do ano.
A Audi já fez saber que os renovados A3 vão ser produzidos em Ingolstadt, e que vão estar disponíveis para encomenda a partir do segundo trimestre.