O projeto era de três anos e não vai mesmo ser estendido. O Dakar 2024 é a última hipótese de a Audi alcançar a vitória com o seu revolucionário RS Q e-tron, uma vez que não regressará no ano que vem.
A garantia vem do diretor da Audi Sport, Rolf Michl, que afirmou ao jornal AS: ‘A decisão [de entrar no Dakar] sempre foi para três anos. Portanto, o terceiro Dakar será o último. Posso confirmar claramente que este é o nosso último Dakar e, em qualquer caso, não competiremos num Dakar em 2025’.
Nem um triunfo irá mudar os planos: ‘A dimensão de uma decisão assim tem muitos fatores. A vitória seria fantástica, mas a decisão depende de muitos parâmetros’, disse o responsável.
Como é sabido, a Audi prepara a entrada na Fórmula 1 em 2026, num programa que não teve qualquer influência na decisão relativa ao Dakar e ao todo-o-terreno, segundo Michl: ‘Esse projeto mudou tudo e é claro que a entrada na F1 em 2026 levou à discussão de todo o portfólio e decidiu-se claramente que a atenção deveria focar-se nesse projeto devido a uma cronologia exigente. Mas isso não quer dizer que tenha t ido efeito sobre o projeto Dakar nem nada parecido. […]. Havia um compromisso previsto de três anos para o projeto Dakar e isso será cumprido na totalidade com esta participação, por isso estamos aqui’.