Os renovados Audi Q7 e Q8 híbridos plug-in já estão disponíveis para encomenda em Portugal e surgem equipados com um motor elétrico mais eficaz e uma nova bateria que permite uma maior autonomia.
No coração dos dois SUV s híbridos plug-in está um motor a gasolina de 3,0 litros e seis cilindros 340 cv de potência, combinado com um motor elétrico compacto com uma potência máxima de 177 cv e 460 Nm de binário, o que resulta numa potência máxima de 394 cv e um binário máximo de 600 Nm, ou seja, mais 13 cv de potência que as versões anteriores, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7s e uma velocidade máxima de 240 km/h




O motor elétrico dos renovados Audi Q7 e Q8 55 TFSIe é alimentado por uma bateria de lítio, mais potente, de 25,9 kWh, arrefecida por líquido, e que está localizada sob o piso da bagageira. O aumento da capacidade resulta numa autonomia totalmente elétrica de até 90 km em zonas urbanas, de acordo com a norma WLTP EAER City, o que equivale a uma autonomia elétrica combinada de até 85 km, de acordo com a norma WLTP EAER.
A bateria carrega até 7,4 kW e atinge 100% em aproximadamente 3 horas e 45 minutos quando carregada na potência máxima. O módulo híbrido utiliza dois modos de funcionamento: auto e hold. No modo auto, a estratégia de funcionamento preditivo é ativada automaticamente quando a navegação é iniciada no MMI navigation plus, de série.
A aceleração é proporcionada principalmente pelo motor TFSI, apoiado, conforme necessário, pelo motor elétrico. Nas baixas rotações do motor a combustão, o motor elétrico preenche a fração de segundo de que o turbocompressor necessita para aumentar a pressão de forma ainda mais vigorosa, graças ao binário adicional resultante da atualização do produto, para que o sistema de propulsão responda de forma imediata.




De forma resumida, a estratégia de funcionamento preditivo funciona de forma a percorrer o maior número de quilómetros possível com energia elétrica, otimizando a carga da bateria tendo em conta o destino.
Já no modo hold, a carga da bateria é mantida no seu nível atual, apenas com flutuações mínimas. Isto é possível através da recuperação da energia da travagem, num processo conhecido como regeneração e deslocando o ponto de carga através de intervenções específicas no sistema de gestão do motor 3.0 TFSI. Assim, após um percurso convencional mais longo, o condutor pode chegar ao seu destino (em trajeto urbano) com energia totalmente elétrica, para se deslocar sem emissões e praticamente sem ruído.
Uma nova funcionalidade incluída nesta atualização das versões 55 TFSIe do Q7 e Q8, é a bateria que carrega agora de forma inteligente e apenas acima de uma velocidade de aproximadamente 65 km/h quando definida em modo de carregamento, o que permite maximizar a eficiência e assegurar grandes distâncias em modo de condução elétrica na cidade e no trânsito.




Além disso, no modo de carregamento, o motor a combustão deixa de ser constantemente solicitado para carregar a bateria e, em vez disso, é utilizada apenas a regeneração. O modo de carregamento termina quando a bateria tiver sido recarregada até 75%, de forma a conservar a bateria e aumentar a eficiência.
De série os dois modelos incluem suspensão com molas de aço com controlo de amortecimento, estando disponível em opção a suspensão pneumática adaptativa ou suspensão pneumática adaptativa desportiva.
Esteticamente os renovados Q7 e Q8, distinguem-se pela grelha Singleframe redesenhada, com padrão hexagonal; pelas novas tomadas de ar dianteiras verticais; pela nova assinatura luminosa exibida pelas óticas dianteiras por

faróis LED de alta intensidade fazem parte do equipamento de série, estando os faróis Matrix LED disponíveis como opção, e pelos farolins traseiros OLED, que dispõem de uma indicação de proximidade em conjunto com os sistemas de assistência.
Os renovados Q7 e Q8 TFSIe têm uma oferta de equipamento opcional significativamente melhorada. Além de cores contrastantes das costuras dos bancos, estão disponíveis ainda nove inserções decorativas e três níveis de acabamentos. Cinco novas jantes com novo design e dimensões entre 21″ e 23″ (dependendo do modelo).
Quanto a preços, a Audi já fez saber que o Q7 55 TFSIe está disponível por um preço recomendado que arranca nos €87 358, enquanto o Q8 55 TFSIe começa nos €101 419.