MONTE-CARLO, MÔNACO – 24 DE MAIO: Adrian Newey, o Diretor Técnico Chefe da Oracle Red Bull Racing, chega ao Paddock em um tender antes dos treinos antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco no Circuito de Mônaco em 24 de maio de 2024 em Monte-Carlo, Mônaco. (Foto de Ryan Pierse/Getty Images)
Quase dois meses se passaram desde que Newey surpreendeu a comunidade da Fórmula 1 ao anunciar sua saída da Red Bull. Isso imediatamente gerou especulações de que ele se juntaria a Lewis Hamilton na Ferrari, o sete vezes campeão mundial da F1. Rumores circularam de que o Newey de 65 anos havia se encontrado com o chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur, em Londres, dando a impressão de que uma calorosa recepção o aguardava. No entanto, a decisão ainda está nas mãos do próprio Newey, pois ele tem muitas opções a considerar.
Em relação à conexão com a Aston Martin, pode-se imaginar o bilionário chefe Lawrence Stroll aproveitando a oportunidade para perguntar sobre a disponibilidade de Newey. A pergunta na mente de Stroll provavelmente é: “Quanto ele quer?” Aparentemente, os serviços de design de Newey têm um preço alto de $30 milhões por ano, um valor que até o próprio Stroll hesitou em aceitar. No entanto, o interesse de Stroll em Newey não é novo e ganhou força recentemente.
De acordo com um relatório no The Telegraph nesta semana, a Aston Martin emergiu como uma rival da Ferrari na busca por Adrian Newey. No entanto, eles rejeitaram sua demanda salarial de £25 milhões ($30 milhões). A equipe sediada em Silverstone cortejou Newey, mas eles não estão dispostos a atender suas expectativas salariais.
Em meio a esses desenvolvimentos, a mídia do Reino Unido relatou que Newey visitou a fábrica da Aston Martin, onde foi recebido por Lawrence Stroll. A sede da equipe supostamente estava quase vazia enquanto o designer visitava suas instalações de última geração perto de Silverstone.
Newey não é o único alvo de Lawrence Stroll. O site italiano Formu1a.uno revelou que a tentativa da Aston Martin de contratar Enrico Cardile, o atual Diretor Técnico da Ferrari, é um testemunho de seu sucesso em liderar o ressurgimento da Ferrari nos últimos anos. Isso sinaliza uma Silly Season nos bastidores da Fórmula 1 para engenheiros de corrida.
Nesta época do ano passado, Cardile não estava em alta demanda, pois a Aston Martin não era uma equipe de ponta. No entanto, as circunstâncias mudam rapidamente na Fórmula 1. A Aston Martin fez uma oferta ao engenheiro italiano, mas ele escolheu permanecer na Ferrari por enquanto.
Além dessas negociações, Lawrence Stroll está buscando ativamente Adrian Newey para a equipe. A Aston Martin tem tentado convencer Newey há vários meses, e seus recursos e parceria com a Honda os tornam um destino atraente.
A Ferrari é outro destino potencial para Newey. Se ele se juntasse à Ferrari, é provável que ele atuasse como um consultor altamente respeitado. O departamento técnico atual em Maranello está se saindo bem, então seria imprudente desmantelá-lo antes de 2026.