Alex Bowman assumiu o lugar de Dale Earnhardt Jr. na Hendrick Motorsports. A temporada da NASCAR Cup Series de 2024 começou com a Daytona 500, que teve uma última volta caótica e terminou sob bandeira amarela. O piloto que liderava quando a bandeira amarela foi acionada, Bowman, foi declarado o vencedor. Seu companheiro de equipe terminou em segundo lugar, enquanto Christopher Bell, da JGR, ficou em terceiro.
A conclusão da corrida gerou controvérsia entre os fãs. Alguns argumentaram que a NASCAR tomou a decisão errada ao encerrar a corrida mais cedo e acreditavam que ela deveria ter continuado em bandeira verde. No entanto, esse argumento foi invalidado porque Bowman, que foi tocado por outro piloto, estava em uma posição vulnerável ao voltar para a pista.
Outro ponto de controvérsia foi a filmagem da câmera interna do carro de Bowman, o No:48 Chevy, que mostrou que ele estava à frente de Byron quando as luzes amarelas se acenderam. Infelizmente para Bowman, as luzes demoraram um pouco para se acender, pois as luzes amarelas da torre já estavam piscando. Bowman expressou sua tristeza pela situação e sua derrota para Dale Earnhardt Jr.
A NASCAR resolveu as controvérsias em torno do final da Daytona 500 de 2024, em parte, porque os pilotos envolvidos eram da mesma equipe. Independentemente de quem vencesse, a Hendrick Motorsports conquistou um impressionante primeiro e segundo lugar. Se alguém de outra equipe, como Ross Chastain, tivesse tirado a vitória de Bowman ou Byron, isso teria causado mais drama online e forçado a NASCAR a fornecer mais esclarecimentos. No entanto, o piloto já superou o incidente e agora está focado na próxima corrida.
O ano de 2024 é significativo para Bowman, pois ele busca provar seu valor após uma temporada de 2023 sem vitórias devido a uma lesão no meio da temporada. Ele está determinado a acabar com sua sequência sem vitórias logo no início e garantir um lugar nos playoffs.