Foi com a super-especial noturna de Umeå e a vitória de Kalle Rovanperä que o Rali da Suécia começou esta quinta-feira. É a segunda ronda do Mundial de Ralis (WRC).
O piloto da Toyota, que faz aqui a sua primeira participação de um programa a tempo parcial, mostrou as capacidades de um bicampeão mundial e foi o mais veloz no troço de 5,16km. Superou o colega Takamoto Katsuta por 1,4s, seguindo-se Elfyn Evans que foi dois segundos exatos mais lento.
O top cinco foi completado por Ott Tänak (Hyundai) e Adrien Fourmaux (M-Sport Ford) que fizeram tempos iguais, Thierry Neuville (Hyundai), que chega à Suécia na liderança do campeonato depois do triunfo em Monte Carlo, foi o sexto e gastou mais 2,7s do que Rovanperä.
A competir em casa, Oliver Solberg (Skoda) entrou mais forte no WRC2 batendo Roope Korhonen (Toyota) por três segundos – que, por seu turno, superou Sami Pajari (Toyota) e Fabrizio Zaldivar (Skoda) por 1,1s nas contas do WRC2 Challenger. Raúl Hernández começou mais forte no Junior WRC ao superar Gill Taylor por 2,3s, sendo o espanhol segundo do WRC3 1,9s atrás de Jan Černý.
Top dez da geral após a PEC 1: