A Apple anunciou na semana passada que colocou um ponto final no projeto de produzir um automóvel elétrico, terminando assim o trabalho de desenvolvimento de uma década e depois de um forte investimento realizado pela empresa no projeto “Titan”.
De acordo com o “The New York Times”, a empresa pretendia rivalizar com a Tesla com um veículo elétrico e ao mesmo tempo com Waymo em matéria de veículos autónomos.
Para isso, a Apple contratou engenheiros da Porsche e da NASA que trabalharam no projeto que pelas mãos de quatro líderes diferente e várias visões, e segundo o “The New York Times” terá mesmo considerado adquirir a Tesla, conversando com Elon Musk sobre a ideia.
O fim do projeto do automóvel elétrico, que segundo a publicação especializada em assuntos económicos, terá tido um custo de mais de €10 mil milhões, leva agora os 2000 funcionários envolvidos no desenvolvimento do automóvel da Apple, a serem transferidos para a divisão de inteligência artificial, onde tudo aponta que alguma da tecnologia desenvolvida para o projeto “Titan” venha a ser aplicada noutros produtos da marca norte-americana.
Recorde-se que o final projeto da Apple acontece numa altura em que se regista uma desaceleração do mercado de veículos elétricos e um aumento da concorrência por parte dos construtores tradicionais.