Num emocionante desenrolar de eventos, Antonio Giovinazzi, ao volante do Ferrari AF Corse nº 51 499P, conquistou a pole position para a corrida inaugural do Campeonato Mundial de Endurance da FIA no Qatar. Esta impressionante realização ocorreu depois de Giovinazzi cronometrar um tempo notável de 1m38.359s, um feito alcançado na fase final da sessão de Hyperpole.
Giovinazzi, um piloto italiano, superou o recorde da volta de pole do ano passado da Porsche por uma margem de 0.136s. Um testemunho do trabalho incansável da equipa desde o Prólogo, Giovinazzi comentou: “A última volta foi fantástica para mim, realmente desafiadora — dei o meu melhor.” Esta é uma posição privilegiada para iniciar a corrida, especialmente considerando a notória dificuldade da pista do Qatar para ultrapassagens.
Apesar dos esforços valentes de Dries Vanthoor com o BMW M Team WRT M Hybrid V8 nº 15, a sua pole provisória foi derrubada por Giovinazzi nos segundos finais. Apesar disso, a equipa belga conseguiu garantir um lugar na primeira linha, indicando um progresso significativo para a equipa.
A segunda linha foi ocupada pelo Ferrari nº 50 de Antonio Fuoco e pelo Cadillac Hertz Team JOTA V-Series.R nº 12 de Alex Lynn. Sebastien Bourdais, a correr pela equipa britânica, acrescentou ao seu sucesso completando o top cinco com o seu tempo de volta de 1m39.036s.
O resto do top 10 é composto pelo BMW nº 20, Toyota nº 7, Ferrari AF Corse nº 83, Alpine nº 35 e Peugeot nº 93.
A fase de qualificação dos Hypercars trouxe algumas surpresas, com nenhum dos Porsche da Penske a conseguir a qualificação. O nº 5, que conquistou a pole no ano passado, começará em 11º, enquanto os campeões em título, o nº 6, ficarão na 13ª posição na grelha. Kevin Estre, piloto do nº 6, admitiu que o seu ritmo de uma volta foi uma luta, dizendo: “parece que estamos bastante atrasados.”
A Toyota n.º 8 também teve dificuldades, com Brendon Hartley a não conseguir estabelecer um tempo competitivo, terminando como o mais lento com um tempo de volta de 1m46.289s, a impressionantes 7.7 segundos do melhor tempo na qualificação. Curiosamente, isso significou que a Aston Martin THOR Team Valkyries não ficou na parte inferior das tabelas de tempos. O n.º 009 começará em 15.º, enquanto o n.º 007 está posicionado em 17.º.
Na categoria LMGT3, a United Autosports conquistou a primeira linha para a McLaren com o seu par de GT3 Evos, replicando o seu sucesso em Barém no passado mês de novembro. O GT3 Evo n.º 95 superou o n.º 59 após voltas rápidas de Sean Gelael e Sebastien Baud. O tempo de pole de Gelael foi uma melhoria muito ligeira em relação ao tempo de pole de 1m54.3s do ano passado, obtido pela TF Sport e Tom Van Rompuy.
Gelael, ao conseguir a sua primeira pole no WEC, afirmou alegremente: “Foi uma boa volta, embora esperasse mais aderência. Estamos realmente felizes por conseguir um 1-2 aqui, trabalhámos muito para conseguir isto. Temos uma corrida de 10 horas agora e estou entusiasmado.”
A corrida de 1812KM do Qatar 2025 está agendada para começar amanhã às 14:00, hora local, prometendo uma exibição eletrizante de velocidade e precisão. Os fãs e entusiastas aguardam ansiosamente o rugir dos motores e a emocionante perseguição pela vitória que se avizinha.