“`html
Andretti Global e Prema Racing Multados e Suspensos Após Drama do Indy 500
Num surpreendente desenrolar de eventos após o Indy 500, a Andretti Global e a Prema Racing foram atingidas por severas penalizações após falharem nas inspeções técnicas pós-corrida. As consequências da 109ª edição deste icónico evento continuam a desvelar-se com a revelação de que dois carros da Andretti Global e um da Prema Racing não cumpriram os padrões exigidos pela IndyCar.
Os oficiais da IndyCar divulgaram na segunda-feira que o carro nº 27 de Kyle Kirkwood, o carro nº 28 de Marcus Ericsson da Andretti Global, e o carro nº 90 da Prema de Callum Ilott foram todos reprovados nas suas inspeções pós-corrida realizadas após as 500 Milhas de Indianápolis no domingo. As violações descobertas foram alarmantes, com os carros da Andretti Global a terem feito modificações não autorizadas nos “cobrimentos do Sistema de Gestão de Energia (EMS) fornecido pela Dallara e nos pontos de montagem da cobertura para o braço A, utilizando espaçadores e peças não aprovados.” Estas alterações foram consideradas para melhorar a eficiência aerodinâmica, dando aos carros uma vantagem injusta na pista.
Por outro lado, a entrada nº 90 da Prema Racing levantou suspeitas por não cumprir as especificações mínimas de altura e localização da placa de extremidade, falhando especificamente em respeitar o requisito de altura da placa de extremidade esquerda e a regra que dita o posicionamento preciso das placas de extremidade, flaps de asa e planos principais.
As repercussões por estas transgressões foram severas. Todos os três carros foram relegados para o final da classificação oficial do Indy 500, causando uma grande reviravolta nos resultados finais da corrida. O 2º lugar de Ericsson foi despromovido para 31º, a 6ª posição de Kirkwood agora está em 32º, e o 13º lugar de Ilott despencou para 33º. Além disso, cada carro foi multado em impressionantes $100,000, e as suas respetivas equipas e diretores de competição irão cumprir uma suspensão de uma corrida, começando na próxima corrida em Detroit este fim de semana.
“`
Apesar da gravidade da situação, tanto a Prema Racing como a Andretti Global mantiveram-se em silêncio, abstendo-se de emitir quaisquer declarações sobre as penalizações impostas a elas. À medida que a história continua a evoluir, mantenha-se atento a mais atualizações sobre este drama em desenrolar no mundo do automobilismo.