Andrea Kimi Antonelli foi anunciado este sábado como piloto da Mercedes na Fórmula 1 em 2025, o que significa que será um estreante absoluto… tal como Jack Doohan, recentemente anunciado pela Alpine.
Conforme ditam as regras há vários anos, compete a cada piloto escolher o seu dorsal – numa opção livre dentro de determinadas regras (o #1 está reservado ao campeão e os que já estão escolhidos estão indisponíveis).
Acontece que Antonelli e Doohan escolheram o mesmo número – o #12. E nesta «luta» foi o italiano a levar a melhor. O australiano disse nas redes sociais que essa seria a sua escolha, mas segundo o site Motorsport.com a Mercedes adiantou-se no processo de registo do mesmo dorsal que Antonelli solicitou.
E, ao que tudo indica, o protocolo da FIA é «o primeiro na fila é servido» nos casos em que mais do que um piloto pede o mesmo dorsal. A Mercedes terá conseguido fazer chegar o pedido antes da Alpine, e assim Doohan terá de escolher outro.
Para Antonelli, o #12 – que já envergou esta sexta-feira no primeiro treino livre do GP de Itália – tem algum significado: ‘Tenho vários números de que gosto, mas o #12 é um especial, também por causa de um ídolo. Tenho-o usado desde a Fórmula 4. Sempre me saí bem com o #12. Então, não há motivo para o mudar para o próximo ano’, explicou.