A equipe campeã mundial de Fórmula 1 conhecida como Renault teve uma visão decepcionante no grid de largada de Sakhir para a primeira corrida da temporada. O Alpine A524, que estava acima do peso e com pouca potência, não ajudou seus pilotos durante a corrida. Eles terminaram uma volta atrás do vencedor, Max Verstappen da Red Bull, com Esteban Ocon liderando Pierre Gasly em 17º e 18º lugar, respectivamente.
Em um comunicado, o Diretor da Equipe Alpine, Bruno Famin, reconheceu o desempenho abaixo do esperado da equipe e anunciou mudanças organizacionais. Famin afirmou que a equipe precisava dar um passo adiante em termos de organização e pessoal para melhorar seu nível de desempenho. A nova estrutura consistirá em três Diretores Técnicos, cada um especializado em áreas diferentes. Famin expressou sua confiança em Joe, David e Ciaron para trabalharem juntos e trazerem as melhorias necessárias para a equipe.
Famin também agradeceu a Matt e Dirk, que fizeram parte da equipe nos últimos anos, e desejou sucesso em seus empreendimentos futuros. À medida que a equipe se prepara para a segunda rodada com pouco tempo entre as corridas, o próximo Grande Prêmio da Arábia Saudita no circuito de alta velocidade de Jeddah poderá apresentar desafios adicionais para Gasly e Ocon.
No dia 4 de março de 2024, a equipe BWT Alpine F1 introduziu uma série de mudanças organizacionais em suas equipes técnicas. A equipe adotou uma nova abordagem de três pilares, substituindo a estrutura anterior de um único Diretor Técnico. Essa decisão foi tomada após resultados decepcionantes no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, com a equipe caindo do quarto lugar em 2022 para o sexto lugar em 2023.
A equipe nomeou Joe Burnell como Diretor Técnico (Engenharia), David Wheater como Diretor Técnico (Aerodinâmica) e Ciaron Pilbeam como Diretor Técnico (Desempenho). Essas três pessoas trabalharão em estreita colaboração e se reportarão ao Diretor da Equipe, Bruno Famin. As mudanças são efetivas imediatamente.
Em termos de unidade de potência, a equipe técnica em Viry é liderada pelo Diretor Técnico (Unidade de Potência) Eric Meignan, que está focado no projeto de UP de 2026. Além disso, John Woods e Audrey Vastroux iniciaram suas gestões como Diretores de Operações em Enstone e Viry-Chatillon, respectivamente, continuando o desenvolvimento das fábricas da equipe.
A equipe BWT Alpine F1 também anunciou a saída do Diretor Técnico Matt Harman e do Chefe de Aerodinâmica Dirk de Beer. A equipe expressou gratidão por suas contribuições e desejou-lhes o melhor em seus empreendimentos futuros.