A Alpine anunciou que Esteban Ocon não renovará seu contrato com a equipe e deixará a equipe ao final da temporada de Fórmula 1 de 2024.
Ocon retornou à equipe baseada em Enstone como piloto em tempo integral em 2020 e terminou a temporada com seu primeiro pódio na série no Grande Prêmio de Sakhir.
O piloto francês conquistou sua primeira vitória na Hungria depois que a equipe se rebrandou como Alpine em 2021 e desempenhou um papel importante ao ajudar a equipe a subir para o quarto lugar no Campeonato de Construtores em 2022.
No entanto, apesar de Ocon conquistar outro pódio em Mônaco na última temporada, a equipe anglo-francesa caiu para o sexto lugar e sua queda continuou nesta temporada.
A Alpine passou por uma significativa reestruturação nos bastidores em resposta a um início desastroso de temporada, que resultou em apenas dois pontos nas oito primeiras corridas.
Antes do Grande Prêmio do Canadá neste fim de semana, a Alpine revelou que sua parceria de longa data com Ocon, que pertence à Renault, não será renovada.
“Foi um período significativo da minha vida competir por esta equipe na Fórmula 1”, disse Ocon.
“Embora eu tenha sido um piloto em tempo integral aqui por cinco anos, minha carreira profissional começou em Enstone quando eu era adolescente, então sempre terá um lugar especial no meu coração.
“Vivemos momentos incríveis juntos, assim como alguns desafiadores, e sou verdadeiramente grato a todos da equipe por esses momentos inesquecíveis.
“Em breve anunciarei meus planos futuros, mas por enquanto, meu foco total está em entregar performances fortes na pista para esta equipe e alcançar o sucesso pelo resto da temporada.”
O atual companheiro de equipe de Ocon, Pierre Gasly, também tem um contrato para renovação, e a Alpine afirmou que a formação para a temporada de 2025 será anunciada posteriormente.
“Gostaríamos de expressar nossa gratidão a Esteban por sua dedicação à equipe nos últimos cinco anos”, afirmou o chefe da equipe Alpine, Bruno Famin.
Durante o tempo em que estivemos juntos, celebramos momentos incríveis, sendo o destaque a sua memorável vitória na corrida de 2021 no Grande Prêmio da Hungria.
Ainda temos 16 corridas a serem disputadas em 2024, e nosso objetivo continua claro: continuar trabalhando incansavelmente como equipe para buscar os melhores resultados na pista.
Desejamos a Esteban tudo de melhor para o próximo capítulo de sua carreira nas corridas quando chegar a hora.