Alpine confirma saída do Diretor de Operações da Fórmula 1
A Alpine confirmou que seu Diretor de Operações de longa data da Fórmula 1, Rob White, deixou seu cargo como parte das importantes mudanças na equipe nos últimos tempos.
White estava na empresa matriz da Alpine, a Renault, desde 2004 e ocupava seu cargo atual desde que o fabricante francês retornou à F1 em tempo integral em 2016.
Durante seu tempo como Diretor-Gerente Adjunto na divisão de motores em Viry-Chatillon, White desempenhou um papel fundamental nas conquistas consecutivas de campeonatos da Renault com Fernando Alonso em 2005 e 2006.
No entanto, o chefe da equipe Alpine, Bruno Famin, decidiu remover White de seu cargo, informando seus colegas na base da equipe em Enstone na quarta-feira.
“Como parte da reestruturação operacional mais ampla da equipe, podemos confirmar que Rob White saiu”, afirmou um porta-voz da Alpine.
“Agradecemos as contribuições de Rob ao longo de sua extensa carreira em Enstone e Viry-Chatillon, onde ele liderou o projeto de motores que conquistou os campeonatos em 2005 e 2006.
“Desejamos a ele o melhor em seus empreendimentos futuros.”
White é o mais recente em uma série de saídas da Alpine, com a debandada começando no verão passado, quando o ex-chefe Otmar Szafnauer e o Diretor Esportivo Alan Permane saíram.
O difícil início da temporada atual da equipe também viu a renúncia do Diretor Técnico Matt Harman e do Chefe de Aerodinâmica Dirk de Beer.
Além disso, o veterano do design Bob Bell, que teve passagens bem-sucedidas pela McLaren e Mercedes, optou por sair e se juntar à Aston Martin.
A Alpine anunciou recentemente um acordo técnico de três frentes, sendo comparado à estratégia que revigorou a sorte da McLaren na temporada passada.
A equipe de propriedade da Renault fortaleceu sua equipe no início deste mês com a nomeação do ex-engenheiro da Ferrari e McLaren, David Sanchez, como Diretor Técnico Executivo.
Famin elogiou o impacto positivo que Sanchez teve desde que se juntou à Alpine, enquanto eles se esforçam para melhorar seu início decepcionante na temporada de 2024, que rendeu apenas dois pontos.