A Alpine revelou o Alpenglow Hy4, um desportivo movido a hidrogénio com o qual a marca francesa pretende desenvolver a tecnologia para futuros modelos de estrada e pista.
Revelado pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris de 2022, a Alpine como um verdadeiro manifesto das futuras orientações da marca em matéria de design e de inovação sustentável, Alpenglow Hy4 fez esta sexta-feira a sua estreia no circuito de Spa-Francorchamps, onde amanhã vai realizar uma série de voltas ao mítico traçado belga, que será o palco das 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova integrante do Campeonato do Mundo de Resistência.
O laboratório rolante Alpine Alpenglow Hy4, movido a hidrogénio, foi concebido como um automóvel de competição s, com base num chassis de carbono LMP3.
Sob o capô de carbono encontra-se um motor de desenvolvimento, de 2,0 litros, com 4 cilindros em linha e turbocompressor, que debita 340 cavalos e que é alimentado a hidrogénio, mais precisamente, a gás de moléculas diatómicas H2, com injeção direta a 40 bar de pressão e injeção de água para reduzir as emissões de NOx.
Pode atingir um máximo de 7000 rpm e está acoplado a uma caixa de velocidades sequencial de competição, com uma embraiagem centrífuga. O desempenho é comparável ao do equivalente a gasolina, com uma velocidade máxima de cerca de 270 km/h.
Com três depósitos o Alpenglow armazena hidrogénio sob a forma de gás (2,1 kg cada) a alta pressão: 700 bar. Os deposito estão situados nos casulos laterais e atrás do cockpit, em compartimentos ventilados e isolados do interior. Um regulador de pressão reduz a pressão de 700 para 200 bar, antes de a baixar para 40 bar, com injeção direta na câmara de combustão.
O Alpine Alpenglow Hy4, vai estar presente em vários eventos desportivos, incluindo as 24 Horas de Le Mans. dando conta do desenvolvimento de um novo V6 movido a hidrogênio no qual a Alpine está a trabalhar.
Esse motor está destinado a substituir o motor de quatro cilindros existente do Alpenglow até o final deste ano e provavelmente e será certamente com esse novo V6 que a marca francesa vai participar na edição de 2027 das 24 Horas de Le Mans, o primeiro ano em que a organização da icónica competição de resistência vai permitir a utilização de desportivos movidos a hidrogênio.
“Desde a criação do concept car Alpine Alpenglow, apresentado em Paris em 2022, que ansiamos por cumprir a promessa feita com um projeto tão singular: levá-lo para a pista. Isto é agora uma realidade. O Alpine Alpenglow Hy4 já pode demonstrar todo o desempenho sugerido visualmente pelo concept car original: um verdadeiro carro de corrida, com uma expressão visual e acústica que vai surpreender”, sublinhou Antony Villain, diretor de design da Alpine.