A Alpine revelou o novo A290 elétrico 100% elétrico, a versão hot hatch do novo Renault 5 elétrico, que inaugura uma nova era para a marca francesa e é o primeiro de três modelos que a casa de Dieppe vai lançar até 2026, no âmbito da sua estratégia de eletrificação.
O primeiro modelo elétrico da Alpine apresenta-se com um comprimento de 3,99 metros, uma largura de 1,82 m, altura 1,52 m, e uma distância entre eixos de 2,53 m. Com uma imagem mais musculada, que o modelo que lhe serve de base, o A290 está dotado de guarda-lamas largos, as saias laterais refinadas por um subtil rebordo na cor da carroçaria, o rebordo do tejadilho em alumínio (ou azul anodizado de série em versões específicas), a bandeira francesa opcional no pilar C, a antena de tubarão preta (de série), os logótipos dos guarda-lamas (consoante a versão), o contorno da carroçaria e os guarda-lamas lacados a preto, a linha distintiva que anima a porta traseira e, por fim, o difusor no para-choques traseiro. As jantes, de liga leve, de 19’’ fazem parte do equipamento de série e estão disponíveis em dois designs exclusivos.
Disponível com quatro cores distintas para a carroçaria, incluindo o novo Azul Alpine Vision, a que se juntam Preto Profundo, Branco Irisé e Cinzento Tonnerre Mate. No lançamento, as versões Premiere Edition vão estar disponíveis em quatro cores (Premiere Edition, Beta, La Bleue, La Grise).
No interior, o ambiente remete para o universo da competição, com destaque para o volante de três raios revestido em couro Nappa, botões em alumínio inspirados no monolugar da Alpine na Fórmula 1, um comando rotativo para definir o nível de regeneração da travagem, a que se junta bancos desportivos com apoio lateral, um painel de instrumentos digital de 10,25’’ e um sistema de infoentretenimento com um ecrã 10,1’’, que permite atualizações over-the-air e que é compatível com várias aplicações da Google.
A consola central elevada entre os dois bancos é inspirada no design icónico do A110 e incorpora os comandos da transmissão “RND”. Com cinco lugares, o novo A290 apresenta uma bagageira com 326 litros de capacidade.
Dotada de uma lista de 26 sistemas de assistência ao condutor, o A290 inclui monitorização da atenção do condutor, travagem automática de emergência em marcha-atrás, deteção de avanço e recuo com correção de faixa de emergência e saída segura dos ocupantes. Um novo botão My Safety Switch, localizado no lado esquerdo do volante, permite ao condutor selecionar, com um único gesto, as suas preferências de configuração do ADAS, escolhendo, por exemplo, se pretende ligar ou desligar o ADAS, o nível de intervenção e a presença de alertas sonoros. Além disso, um sistema de regulador de velocidade adaptativo com função stop-go e uma função de saída da faixa de rodagem, para permitir a passagem de veículos de duas rodas, por exemplo, são sistemas de série do A290.
Tendo por base a plataforma AmpR Small, o A290 apresenta-se com um motor elétrico e dois níveis de potência: 180 cv e 285 Nm, para as versões GT e GT Premium, e 220 cv e 300 Nm nas variantes GT Performance e GTS.
Dependendo da versão escolhida, a resposta do acelerador é diferente, e dessa forma as variantes com o motor de 180 cv aceleram dos 0 aos 100 km/h em 7,4s e é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h.
Por seu lado as versões de topo aceleram de 0 a 100 km/h em 6,4s e registam uma velocidade máxima de 170 km/h, num modelo que apresenta um peso de total de 1479 kg na versão mais leve.
A alimentar o motor elétrico do Alpine A290 está uma bateria de 52 kWh, que anuncia uma autonomia de até 380 km. O sistema de carregamento rápido de 100 kW DC, do A290, permite-lhe passar de 15 a 80% de carga, em 30 minutos, ou recuperar até 150 km WLTP, em 15 minutos. Num ponto de carregamento AC, o seu carregador de 11 kW, a bordo, permite recarregar o veículo, de 50% a 80%, em 1 hora e 20 minutos, ou 70 km WLTP numa hora, ou 3 horas e 20 minutos para recuperar de 10% a 80% de carga. Este carregador incorpora uma função bidirecional que permite utilizar as funções V2L (veículo para carga) para ligar um dispositivo através da tomada de carga.
Nota ainda para a suspensão traseira multi-link do Renault 5 que é utilizada no A290, mas com batentes hidráulicos personalizados e barras estabilizadoras adicionadas, que permite um ajuste particularmente preciso da posição das rodas, conferindo ao A290 um comportamento de topo de gama, com uma frente altamente direcional. Além disso, contribui igualmente para a estabilidade em curva a alta velocidade.
Para travar este hot hatch, a Alpine dotou o A290 de discos Brembo de 288 mm, e os engenheiros da Alpine reajustaram o pedal do travão para garantir maior controlo em todas as condições. O sistema de frenagem do A290 está configurado para que haja uma “transição natural” entre a travagem regenerativa, no início do curso do pedal e a travagem hidráulica.
O Alpine não revelou ainda os preços do novo A290, mas fez saber que o novo modelo 100% elétrico vai chegar ao mercado no final de 2024.
Comments 4