Para assinalar o seu 70.º aniversário, a Alpine apresenta o seu primeiro carro de competição 100% elétrico, o A290 Rallye pronto para competição para nos lembrar que a mobilidade elétrica não é uma barreira para espalhar emoção.
É certo que o A290 Rally está longe de ser um potente Grupo B, mas conta com todos os genes de competição que Jean Rédélé imaginava para a Alpine aquando da criação da marca.

Verdadeira porta de entrada para a competição elétrica e concebido de acordo com os mais recentes regulamentos da Federação internacional de Automobilismo (FIA), o A290 está pronto para arrancar. Preparado para se afirmar em várias disciplinas.
O motor debita 220 cv de potência e 300 Nm às rodas dianteiras, a mesma potência que o A290 de série, e está equipado com de um diferencial autoblocante ZF, garantindo desempenhos de excelência. Consequentemente, a caixa de velocidades e o sistema de gestão eletrónica foram atualizados. O A290 Rallye está equipado com os mais modernos sistemas de monitorização elétrica para garantir a utilização ideal da tecnologia elétrica.

Tal como os melhores carros de rali da atualidade, a travagem dianteira é assegurada por pinças monobloco de 6 pistões e discos de 350 mm. Na traseira, pinças de um pistão atuam em discos de 280 mm, com sistema ABS de tipo competição desenvolvido pela Alpine Racing. Por fim, a inclusão do indispensável travão de mão hidráulico completa o sistema de travagem desta versão de competição.
O A290 Rallye baseia-se no chassis do A290 de série, com componentes adaptados pela Alpine Racing ao mundo da competição, entre os quais uma suspensão específica com amortecedores ALP Racing Suspension. As jantes especiais EVO Corse de 18’’ montam pneus Michelin Pilot Sport A.

Por fim, como o som é parte integrante da experiência tanto para o público como para os pilotos de rali, um novo sistema inovador permitirá ao A290 Rallye emitir um som que corresponde à velocidade do veículo e à posição do acelerador.
A Alpine já anunciou que o preço do A290 Rallye vai ser revelado em breve e que o primeiro modelo 100% elétrico de competição da marca de Dieppe vai fazer a sua estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed, que terá lugar no Reino Unido, de 10 a 13 de julho.
