Desde que foi criada em 2006, a AlphaTauri – antes Toro Rosso – teve como missão ser a porta de entrada na Fórmula 1 para os pilotos do programa de jovens da Red Bull. Desde então apresentou à classe rainha talentos como Max Verstappen, Sebastian Vettel, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo. No entanto, a escolha dos pilotos segue agora moldes diferentes do passado.
Em 2024, o alinhamento será um dos mais experientes de sempre: Ricciardo, que se estreou na F1 em 2012; e Yuki Tsunoda, que fará o seu quarto ano. Peter Bayer, o novo diretor-executivo da AlphaTauri, explicou a aposta ao site RacingNews365.com:
– Vemos que na verdade funciona. O Yuki já não é júnior, para ser honesto. Mas comparando com o Daniel é. Vemos o impacto positivo que isto tem em ambos, vemos o quanto o Yuki aprende com o Daniel, vemos o quanto aprendemos com o Daniel em termos de configuração do carro e mesmo em termos de estratégia, por vezes ele viria com uma ideia enquanto está no carro. Para nós sermos competitivos, este é certamente o caminho a seguir’.
Segundo o dirigente, esta é mesmo uma exigência ‘É um pedido dos acionistas focar-nos na competitividade, porque a competitividade irá também ajudar-nos a equilibrar comercialmente e a reduzir a sua óbvia injeção na equipa’.