Fernando Alonso, piloto espanhol da equipe Aston Martin F1 Team AMR24, mantém otimismo sobre as chances da Aston Martin na Fórmula 1 em 2024, apesar de ter terminado em nono lugar no Grande Prêmio do Bahrein. Alonso superou as expectativas durante a sessão de classificação de sexta-feira, superando os pilotos da McLaren e Lewis Hamilton, da Mercedes. Dado o bom desempenho da Aston Martin na temporada anterior, Alonso acredita que outro pódio ainda é possível. Embora tenha acabado ficando atrás de seus concorrentes e terminado em nono lugar, Alonso não está preocupado com o ritmo de corrida da Aston Martin. Segundo ele, a equipe tinha expectativas realistas quando ele visitou a fábrica em dezembro e janeiro. Eles estavam cientes dos progressos feitos durante o inverno e mudaram sua abordagem para o campeonato. Em vez de colocar tudo no início da temporada como fizeram no ano passado, agora eles se concentram em um progresso contínuo ao longo da temporada. Alonso está esperançoso para a segunda parte do campeonato e acredita que a Aston Martin pode se tornar uma equipe mais forte, assim como a melhora da McLaren em 2023.
Alonso atribuiu a diferença de desempenho entre a classificação e a corrida a uma volta impressionante e acredita que vale a pena estudá-la, considerando que as simulações da equipe indicavam que ele terminaria em nono lugar, com uma diferença para as equipes à frente e atrás, exatamente como a corrida se desenrolou.
De acordo com a avaliação de Alonso, ele tinha a McLaren 18 segundos à frente e a Sauber 28 segundos atrás, colocando-o no meio da corrida de ninguém.
Olhando para a próxima corrida em Jeddah, Alonso espera que a sorte da Aston possa mudar. O AMR23 tinha limitações em curvas de alta velocidade, que são uma característica proeminente no Circuito Corniche de Jeddah. No entanto, Alonso afirma que o AMR24 fez melhorias nessa área.
Alonso acredita que a próxima corrida em Jeddah será interessante devido às características diferentes do circuito. Ele observa que o carro deste ano só foi testado no Bahrein durante o inverno e agora na primeira corrida, tornando-se a primeira vez para comparar seu desempenho em uma pista diferente. Além da Aston, Alonso acha que as forças dos carros são muito semelhantes às do ano passado, com a Ferrari sendo a segunda mais rápida. Ele menciona que a Ferrari também foi a segunda mais rápida no ano passado no Bahrein, mas a bateria de Leclerc os impediu de alcançar um pódio. No entanto, este ano eles conseguiram garantir um pódio. Na Arábia Saudita, Alonso observa que a Aston e a Mercedes estavam um pouco à frente da Ferrari. Ele espera que tanto a Aston quanto a Mercedes sejam mais fortes na próxima corrida.
Quanto aos atuais campeões mundiais, Alonso espera que a Red Bull continue dominando, apesar de afirmarem que a competição está mais acirrada em 2024 e que o desempenho dominante no Bahrein foi uma exceção.