Fernando Alonso, piloto da equipe de Fórmula 1 da Aston Martin, não prevê uma rápida recuperação na recente queda de competitividade da equipe. A Aston Martin começou a última temporada como uma forte concorrente, terminando regularmente no pódio e desafiando a Red Bull. No entanto, a equipe tem lutado para manter esse nível de desempenho e caiu para o quinto lugar. Apesar de introduzir várias atualizações em 2024, a Aston Martin não conseguiu reduzir a diferença para as equipes líderes e acabou ficando para trás da Red Bull.
Alonso não conseguiu avançar além da primeira sessão de classificação ou marcar pontos desde que a Aston Martin introduziu um pacote de atualização significativo em Imola. Há suspeitas de que o carro AMR24 tenha se tornado mais difícil de pilotar. Alonso reconheceu que as corridas recentes foram um alerta para a equipe e acredita que são experiências cruciais enquanto se preparam para as regulamentações de 2025.
“Esses dois fins de semana foram cruciais para nós entendermos nossas fraquezas, o carro e como melhorar”, disse Alonso depois de terminar fora dos pontos em Mônaco. “Nos momentos difíceis, você aprende mais do que nas vitórias, então estamos aprendendo muito para o resto deste ano e as próximas temporadas. Essas duas corridas foram um grande alerta e nos beneficiarão muito”.
Alonso não espera uma rápida recuperação no desempenho da equipe. Ele explica que levará várias corridas antes que possam introduzir um pacote de atualização de desempenho notável. No entanto, a Aston Martin continuará trazendo pequenas inovações para cada fim de semana de corrida, incluindo Canadá e a corrida em casa de Alonso na Espanha.
“Tivemos algumas dúvidas depois de Imola e Mônaco, onde tivemos dificuldades para ir rápido, e precisamos mudar essa tendência”, acrescentou Alonso. “Vai levar algumas corridas para fazermos uma melhoria significativa no carro, mas até lá, temos que dar o nosso melhor e melhorar na pista para obter resultados. Haverá dias bons e ruins, mas precisamos permanecer unidos”.
Alonso expressou decepção pelo fato de a Aston Martin ter caído para o pelotão intermediário em vez de competir na frente. No entanto, ele continua esperançoso de que uma atualização eficaz para o carro AMR24 possa mudar sua sorte.
“No geral, foi um fim de semana difícil e aprendemos muito com esses desafios”, disse Alonso. “A forma atual não é ideal, pois nos encontramos de volta ao pelotão intermediário em vez de estarmos entre os líderes. Mas as coisas podem mudar rapidamente, como vimos em muitos outros exemplos. Com uma boa atualização no carro, podemos subir cinco ou seis posições. É isso que buscamos fazer na próxima corrida, e estamos trabalhando duro para alcançar esse objetivo”.