Alonso ficou decepcionado com seu desempenho no Grande Prêmio de casa, o GP da Espanha. Ele não conseguiu se classificar para o Q3 e terminou a corrida fora dos pontos, em 12º lugar.
Aston Martin, apesar de mostrar promessa em 2023, tem enfrentado dificuldades em 2024 e foi derrotada pelos Alpines em Barcelona. As discussões sobre uma abordagem melhor não trouxeram resultados positivos.
Em uma entrevista à imprensa, incluindo a GrandPrix247, Alonso expressou sua decepção com seu desempenho. Ele reconheceu que a falta de velocidade ao longo do fim de semana contribuiu para a falha em marcar pontos. A corrida foi especialmente desafiadora devido ao excesso de derrapagens nas curvas, o que também causou desgaste dos pneus.
Alonso atribuiu os problemas à falta de downforce e carga pura em seu carro AMR24. Ele reconheceu que as próximas corridas na Áustria e em Silverstone apresentarão desafios semelhantes. Em vez de ficar frustrado, ele enfatizou a necessidade de trabalhar mais e entregar melhores resultados.
Apesar de trazer melhorias para o carro, a Aston Martin não viu as melhorias desejadas. Alonso expressou sua antecipação pelas futuras atualizações, mas ressaltou a importância delas entregarem os resultados esperados.
Quando questionado por que as atualizações não funcionaram, Alonso simplesmente afirmou que ele é um piloto, não um técnico.
Atualmente, Alonso está em nono lugar no Campeonato de Pilotos da Fórmula 1 de 2024, com 41 pontos. A Aston Martin ocupa o quinto lugar no Campeonato de Construtores, com 58 pontos.