O fim de semana em Imola do bicampeão da Fórmula 1 foi repleto de preocupações, já que uma atualização significativa para seu AMR24 não pareceu trazer nenhuma vantagem. Apesar de seu companheiro de equipe, Lance Stroll, ter se saído melhor e conquistado pontos para a equipe, a Aston Martin mais uma vez trouxe uma atualização que falhou, lembrando sua malsucedida campanha na F1 em 2023. Desta vez, eles começaram com promessa, mas tropeçaram devido ao seu processo de atualização.
Alonso sofreu um acidente durante o FP3 e foi eliminado na Q1 do treino classificatório. Como resultado, ele optou por iniciar a corrida nos boxes após fazer mudanças significativas na configuração do carro. Infelizmente, sua corrida não trouxe resultados positivos, exceto pelos dados coletados pela equipe na esperança de usá-los para melhorar seu AMR24 atualizado em futuras corridas.
Quando questionado sobre as lições aprendidas pela Aston Martin na corrida anterior, Alonso declarou, citado no site oficial da Fórmula 1: “Precisaremos analisar cuidadosamente todos os dados que coletamos hoje e consultar a equipe para identificar quaisquer diferenças entre os dois carros. Optamos por uma configuração diferente no meu carro e veremos se encontramos uma direção para as próximas corridas. Foi um fim de semana desafiador, especialmente porque a classificação desempenha um papel crucial aqui. O mesmo se aplicará em Mônaco, então devemos buscar um sábado impecável, pois certamente facilitará as coisas no domingo”, alertou o espanhol.
Este fim de semana em Imola foi atípico para Alonso, que geralmente maximiza o potencial de qualquer carro que ele pilota, independentemente de sua qualidade. No entanto, ele teve dificuldades para encontrar seu ritmo e está ansioso para deixar este fim de semana para trás. “Sim, foi esse tipo de fim de semana”, comentou ele. “É um pouco frustrante porque durante a corrida você mais ou menos sabe o que esperar. Você espera por alguns eventos inesperados, como Safety Cars ou bandeiras vermelhas, que podem agitar a corrida. Mas hoje, como de costume quando se parte de trás, foi uma corrida monótona. Simplesmente a completamos”, concluiu Alonso.