As redes sociais foram inundadas nos últimos dias com histórias sobre Alonso mudar-se para a Red Bull ou estar prestes a se aposentar. Isso foi desencadeado por um tweet enigmático do jornalista de televisão espanhol Albert Fabrega, insinuando uma grande história em desenvolvimento no paddock.
Embora Fabrega nunca tenha especificado sobre o que era o rumor, isso desencadeou uma frenesi de que se tratava de uma grande reviravolta no mercado de pilotos envolvendo Alonso.
Mas enquanto a conversa sobre o bicampeão mundial correr em qualquer lugar que não seja a Aston Martin no próximo ano foi totalmente descartada, Alonso deixou claro antes do Grande Prêmio do Brasil que estava descontente com a especulação desenfreada.
“São apenas rumores, rumores normais do paddock, de pessoas que estão apenas tentando se divertir e ganhar alguns seguidores, e essas coisas”, disse ele quando questionado sobre a situação.
“Mas eu não entro nesse jogo.”
Alonso declarou que achava que as ações de alguns na disseminação da especulação não eram corretas, como ele disse em um briefing à imprensa que tinha uma visão negativa do que havia acontecido.
“Eu não estou gostando [disso] porque mesmo nesta sala, eu aprecio que todos vocês são jornalistas, profissionais, que estão na F1 há tantos anos”, disse ele.
“Vocês ganharam o seu respeito, e é assim que deve ser. Então, todos os rumores vêm de pessoas que não estão nesta sala, estão apenas aqui para se divertir e eu acho que não é engraçado quando eles brincam com qualquer coisa.”
O que Alonso explicou que estava particularmente infeliz era que os links com a Red Bull, ou que ele estava perdendo a fé no projeto da Aston Martin, poderiam levar alguns a questionar sua lealdade.
“Claro, é isso que eles estão fazendo, mas eu vou garantir que haja consequências”, disse ele, embora tenha se recusado a elaborar exatamente o que ele quis dizer com isso.
Ninguém feliz com a forma atual
Enquanto a Aston Martin está passando por um momento difícil no momento, tendo enfrentado sua parcela de dificuldades desde que uma atualização chegou no GP dos Estados Unidos, Alonso disse que era importante lembrar o quadro maior do progresso feito pela equipe este ano.
“Obviamente, não somos tão competitivos quanto queremos”, disse ele. “E todos tentamos chegar ao nosso melhor nível, que obviamente não é o que estamos mostrando agora.”
“Mas estamos analisando algumas das atualizações que trouxemos recentemente. Aqui no Brasil, temos um formato de sprint, então talvez seja um fim de semana mais tradicional para nós, não experimentando tanto quanto os dois últimos.”
“Obviamente, não estamos felizes. Mike [Krack] não está feliz, ninguém está feliz com a forma atual. Mas, ao mesmo tempo, eu disse há algumas corridas, esta equipe tinha 250 pessoas há dois anos, agora estamos nesta transição para ser, esperançosamente, um concorrente para o futuro com 800 pessoas e uma nova fábrica.”
“Sete pódios este ano, 200 pontos a mais do que no ano passado, todas essas coisas que não são a forma atual. Não devemos estar felizes, mas também não podemos ser demasiado dramáticos sobre a situação quando esta campanha de 2023 tem sido uma super temporada para nós.”