Alex Palou cimentou firmemente o seu legado na história da IndyCar, conquistando o seu terceiro campeonato em quatro anos na corrida final da temporada de 2024 no Nashville Superspeedway. Com apenas 27 anos, Palou torna-se o segundo piloto mais jovem a alcançar este feito, colocando-o entre um clube exclusivo de apenas 12 pilotos que conquistaram três títulos na principal série de corridas de monolugares da América.
Com apenas cinco temporadas no seu currículo, a ascensão de Palou à proeminência tem sido nada menos que meteórica. As suas performances consistentes, foco inabalável e capacidade de adaptação colocaram-no em conversas ao lado de alguns dos maiores do desporto, incluindo o seu ilustre colega de equipa da Chip Ganassi Racing, Scott Dixon. O proprietário da equipa, Chip Ganassi, que assistiu a alguns dos melhores talentos nas corridas, foi efusivo nos seus elogios ao jovem espanhol.
“Não sei se se podem fazer comparações,” disse Ganassi quando questionado sobre como Palou se compara a outras lendas. “Aos 27 anos, estar a fazer o que ele está a fazer… Ele está numa atmosfera bastante rara neste momento. O nome dele tem que estar na conversa dos grandes.”
A conquista de Palou coloca-o na mesma companhia de Sam Hornish Jr., o único piloto a conquistar três campeonatos a uma idade mais jovem. A vitória também sublinha porque Ganassi estava determinado a manter Palou, apesar de uma batalha legal de alto perfil com a Arrow McLaren sobre o seu contrato no ano passado. Conhecido pelo seu mantra simples mas poderoso, “Gosto de vencedores”, Ganassi não poderia estar mais feliz com o sucesso contínuo de Palou.
Refletindo sobre o primeiro teste de Palou com a equipa, Ganassi admitiu que sabia que o espanhol tinha um potencial imenso, mas o nível de sucesso que têm experienciado superou até as suas expectativas. “Não tinha ideia de que seria tão divertido e tão bem-sucedido,” acrescentou Ganassi, insinuando a surpresa e o prazer que as conquistas de Palou trouxeram à equipa.
Enquanto o recém-coroado campeão três vezes celebra a sua vitória com a Astor Cup, ele junta-se a figuras como Dixon e outros grandes da IndyCar, solidificando ainda mais o seu lugar na história do desporto motorizado. E com os seus melhores anos ainda pela frente, não há como saber quantos mais títulos Palou poderá adicionar ao seu já estelar currículo.