O Departamento de Transporte dos EUA anunciou agora que todos os modelos de automóveis ligeiros e pesados de passageiros vão ser obrigados a estarem equipados com sistemas de alerta sobre os cintos de segurança traseiros a partir do final de 2027.
A medida tem como objetivo aumentar a utilização do cinto de segurança e reduzir o número de vítimas mortais e feridos, por falta de utilização do cinto de segurança nos bancos traseiros dos automóveis, que têm vindo a aumentar nos EUA nos últimos anos.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) já fez saber que a nova regra vai igualmente obrigar a atualizar os atuais sistemas de alerta do cinto de segurança do condutor e passageiro do banco da frente.
Recorde-se que os atuais sistemas de alerta de cinto de segurança, fazem uso alertas visuais e sonoros para incentivar a utilização daquele dispositivo de segurança.
A nova regra vai obrigar a um alerta visual assim que o veículo iniciar a sua movimentação com duração de pelo menos 60 segundos para informar os condutores se o cinto de segurança está ou não a ser utilizado pelos passageiros dos bancos traseiros. Além disso, um alerta audiovisual será ativado se os cintos de segurança traseiros forem removidos pelos passageiros durante a condução. A NHTSA estima que a nova regra deverá salvar cerca de 50 vidas e evitar mais de 500 feridos anualmente.
Recorde-se que na Europa a utilização de sistemas de alerta dos cintos de segurança nos bancos traseiros é obrigatória desde 2019.