O Furia é o superdesportivo português da Adamastor, que utilizando um motor V6 de 3,5 litros, da Ford Performance, é capaz de debitar mais de 650 cv de potência.
A marca revelou agora que o desportivo vai fazer uso de uma suspensão inovador, desenvolvida internamente, e que aguarda aprovação de patente. O sistema de suspensão do primeiro supercarro português promete revolucionar o segmento de alta performance em termos de conceção e eficácia.
O sistema de suspensão decoupled da Adamastor controla os movimentos de roll e pitch da carroçaria do Furia de forma totalmente independente e reativa, prescindindo de um complexo sistema auxiliar de controlo eletrónico normalmente composto por vários sensores, atuadores e unidades de controlo. Para o conseguir, recorre a uma inteligente combinação de dois amortecedores em que o primeiro é o responsável por absorver os movimentos verticais e o segundo, recorrendo a um inovador sistema mecânico, é capaz de absorver os movimentos de compressão assimétricos provocados pelo rolamento da carroçaria, bem como expandir para a levar de volta à posição normal, em ambos os sentidos.
A Adamastor, com a inovadora suspensão do Furia, consegue que o amortecedor funcione de forma ideal independentemente do sentido do movimento de rolamento, o qual é sempre acompanhado da compressão do amortecedor, com a compensação do rolamento a ser feita pelo movimento oposto de expansão.
“Desta forma não só foi possível garantir simetria de funcionamento em ambas as direções, como também ficou assegurada a possibilidade de afinar de forma eficaz a força do amortecimento, controlando a quantidade de rolamento considerada ideal para determinada situação e adaptando, assim, com facilidade, o Furia a qualquer desafio dinâmico que lhe seja colocado”, adianta a Adamastor em comunicado.
A marca acredita que este inédito sistema de suspensão desenvolvido “in-house” associado ao efeito “Venturi” do elaborado conceito aerodinâmico, “diferenciam o Furia no exclusivo segmento dos supercarros e permitem-lhe proporcionar um desempenho dinâmico em pista comparável ao de um fórmula”.
Recorde-se que o Adamastor Furia anuncia uma aceleração de 0 a 100km/h em 3,5 segundos e de 0 a 200 km/h em 10,2 segundos. Já a velocidade máxima é superior a 300 km/h na versão de estrada.