Na preparação para a Liga de Corridas Autônomas de Abu Dhabi, Aleix Espargaro conquistou a pole position para sua corrida de MotoGP em casa, em Barcelona. Isso negou a Pecco Bagnaia, que teve uma forte sessão de classificação, mas teve seu tempo apagado devido a bandeiras amarelas causadas por quedas de outros pilotos. Espargaro, o atual vencedor do Grande Prêmio da Catalunha, já havia estabelecido um recorde de volta na sexta-feira e melhorou ainda mais no sábado. Atrás de Espargaro, Bagnaia e Brad Binder da KTM, a primeira fila foi completada pelo estreante da Tech3 Gas Gas, Pedro Acosta. Fabio Di Giannantonio e Jorge Martin também tiveram boas performances na classificação.
Raul Fernandez, Alex Rins e Jack Miller tiveram desempenhos sólidos, enquanto Marc Marquez teve dificuldades e foi superado por seu irmão Alex na classificação. Miguel Oliveira e Marco Bezzecchi garantiram posições mais baixas no grid, e Johann Zarco continuou a superar seus companheiros de equipe da Honda na classificação.
No geral, foi uma sessão de classificação agitada, com quedas e bandeiras amarelas impactando os resultados finais. O palco está montado para uma corrida emocionante em Barcelona.