Aston Martin está a ultrapassar limites com a introdução do AMR25, o seu concorrente para a campanha de Fórmula 1 de 2025. O fabricante britânico de automóveis desportivos de luxo e grand tourer anunciou que o AMR25 é praticamente uma máquina nova, com quase tudo a ser renovado.
O AMR25 foi revelado ao público no recente evento de lançamento da temporada F1 75 em Londres. A equipa baseada em Silverstone apresentou a mesma decoração que adornará os seus carros ao longo da próxima temporada. O esquema de cores British Racing Green revisto da empresa foi inicialmente mostrado num carro de demonstração. A Aston Martin é agora a sétima equipa a anunciar a sua máquina de 2025.
O lançamento do AMR25 surge após uma temporada desafiante para a Aston Martin. Apesar de manter o quarto lugar, a equipa somou 186 pontos a menos do que no ano anterior, em 2024. Nesse contexto, a empresa decidiu realizar mudanças na sua liderança técnica. Dan Fallows deixou o seu cargo de Diretor Técnico após problemas com os desenvolvimentos a meio da temporada, abrindo caminho para uma reorganização de funções.
Mike Krack passou desde então para um papel focado na pista, e Andy Cowell, que se juntou à equipa em outubro, assumiu o cargo de Diretor de Equipa. Cowell também exerce funções como CEO do grupo. Como parte da sua ambição de competir pelo título, a Aston Martin está a implementar estas mudanças estruturais em antecipação à reforma regulatória prevista para 2026.
Apesar dos desafios, a Aston Martin permanece comprometida em reformular o sucessor do AMR24 com um redesenho abrangente. O objetivo da equipa com o AMR25 é criar um carro mais estável e previsível, deixando para trás a natureza volátil do seu predecessor.
De acordo com Cowell, a equipa acredita que um carro mais estável irá melhorar o desempenho nas corridas. A Aston Martin investiu um esforço considerável durante o inverno para desenvolver um carro que está quase 100% novo em termos do seu pacote aerodinâmico. Este nível de investimento foi possível graças às capacidades da equipa de design e operações no campus da empresa.
O novo carro, AMR25, será o último a iniciar uma temporada sem a contribuição do lendário designer Adrian Newey. A partir do próximo mês, Newey será o Parceiro Técnico Gestor, supervisionando o trabalho da Aston Martin nos carros de próxima geração para 2025. Ele trabalhará ao lado do ex-Diretor Técnico da Ferrari, Enrico Cardile.
A Aston Martin e a McLaren são as únicas duas equipas que mantêm as suas formações de pilotos para 2025. Fernando Alonso fará parceria com Lance Stroll pela terceira temporada consecutiva. Ambos os pilotos expressaram entusiasmo pela próxima temporada e confiança nos preparativos da equipa.
O lançamento do AMR25 é um momento crucial para a Aston Martin, enquanto procuram melhorar o seu desempenho passado. A próxima temporada será um teste de fogo para a sua estrutura de equipa reformulada, liderança técnica e o novo AMR25. Todos os olhos estarão na Aston Martin quando entrarem na pista com o seu novo desafiante na campanha de Fórmula 1 de 2025.