Acelerar o Rali: A Toyota Lança o GR Corolla RC2 na Cena das Corridas!
Num regresso eletrizante que tem os entusiastas do desporto motorizado em alvoroço, a Toyota está prestes a reavivar o icónico nome Corolla no mundo do rali com o lançamento do seu novíssimo carro de rali GR Corolla RC2. Este veículo de alta octanagem está a preparar-se para deixar a sua marca no Campeonato Nacional da American Rally Association (ARA) no próximo ano, e a excitação é palpável!
O GR Corolla RC2 fez a sua estreia no início deste ano no Tokyo Auto Salon, onde capturou a atenção de fãs e críticos. Desde então, esta besta do rali passou por rigorosas melhorias, graças à expertise dos engenheiros do Campeonato Mundial de Rali (WRC) da Toyota e a uma colaboração com os Rallysport Services, uma entidade liderada pelo detentor dos direitos promocionais da ARA, Lance Smith.
Construído sobre a robusta base do premiado GR Yaris Rally2, que dominou o circuito WRC2 com títulos consecutivos e múltiplas distinções, o GR Corolla RC2 exibe um formidável motor turboalimentado de 1.6 litros e três cilindros, complementado por um avançado sistema de tração integral. Esta potência foi concebida para uma competição feroz em campeonatos nacionais como a ARA, onde enfrentará rivais na classe RC2—semelhante ao prestigiado nível Rally2.

O desenvolvimento deste guerreiro do rali contou com a participação de veteranos do rali como Jari-Matti Latvala, responsável da equipa WRC da Toyota, e Juho Hanninen. Para aumentar a emoção, a estrela em ascensão Seth Quintero irá pilotar o GR Corolla RC2 em sete eventos da ARA, começando com o muito aguardado Rali 100 Acre Wood nos dias 13 e 14 de março.
A ousada declaração da Toyota reflete o legado do Corolla na história dos ralis: “O GR Corolla Rally RC2 aproveita o conhecimento e a experiência da TGR-WRT adquiridos através da competição no Campeonato Mundial de Ralis da FIA, onde conquistou seis títulos de fabricantes desde 2018.” Enquanto a Toyota procura aproveitar o rico pedigree do Corolla nos ralis, não está apenas a expandir o seu portfólio de corridas—também está comprometida em melhorar o desenvolvimento dos ralis na América do Norte, onde o GR Corolla é celebrado como um carro de desempenho inspirado nos ralis para condutores do dia-a-dia.
Mas o legado do Corolla nos ralis é repleto de histórias. Este nome notável fez ondas pela primeira vez no WRC com uma vitória do Toyota Corolla Levin TE27, conduzido pelos lendários Walter Boyce e Doug Woods em 1973. Avançando para 1999, o Corolla conquistou novamente o título de fabricantes do WRC, solidificando o seu lugar nos anais da história dos ralis.
Seth Quintero expressou o seu entusiasmo por esta oportunidade monumental, afirmando: “Estou muito entusiasmado e grato à Toyota Gazoo Racing por esta oportunidade. É verdadeiramente uma honra juntar-me a esta equipa e, espero, desfrutar e aprender muito.” Ele reconheceu o desafio único que tem pela frente: a transição das longas distâncias do W2RC para o intenso formato de ralis em etapas. “Conduzir o carro em testes tem sido incrível, e a equipa tem sido muito acolhedora. Estou realmente a esperar fazer a equipa orgulhosa e divertir-me muito juntos.”

Num movimento estratégico para reforçar o seu Programa de Desafio WRC, a Toyota também acolheu talentos promissores como Zeal Jones e Hiroya Minowa nas suas fileiras. Jones, com apenas 21 anos, já demonstrou as suas habilidades na Morizo Challenge Cup no Japão, enquanto Minowa, com 16 anos, faz história como o mais jovem piloto a juntar-se ao programa, tendo feito a transição de uma carreira bem-sucedida no drifting para se focar nos ralis.
Com o rugido dos motores e a emoção da competição no horizonte, a Toyota não está apenas a trazer de volta o nome Corolla—estão a acender um novo capítulo na história dos ralis. Preparem-se para uma temporada de ação cheia de adrenalina à medida que o GR Corolla RC2 atinge o terreno, prometendo momentos inesquecíveis e uma excitação implacável!









