O destaque da Fórmula 1, Max Verstappen, expressou surpresa por garantir um lugar cobiçado na primeira fila para a próxima corrida Sprint do Grande Prémio da China. O titã da Red Bull Racing estará em estreita competição com o seu eterno rival Lewis Hamilton, separados por uma margem mínima de 0,018 segundos no Circuito Internacional de Xangai.
Num golpe de sorte, a dupla da McLaren, conhecida pela sua velocidade, esteve notavelmente ausente da primeira fila. Um MCL39 aparentemente implacável deixou-os para trás, proporcionando a Verstappen uma vantagem inesperada. Refletindo sobre o seu desempenho, Verstappen transmitiu uma sensação de surpresa com a reviravolta inesperada.
“Parecíamos estar em desvantagem durante os treinos iniciais, por isso estou satisfeito por ter garantido a primeira fila,” disse o piloto holandês. Ele também notou a complexidade de ajustar-se de uma volta com pneus médios para uma com pneus macios sem quaisquer referências, devido às regras de pneus incomuns que exigem compostos médios para os dois primeiros segmentos da Qualificação Sprint.
Apesar de estar a meros 18 milésimos da pole position, Verstappen manteve que o ritmo da Red Bull não justificava exatamente um lugar na primeira fila. No entanto, expressou satisfação por estar na segunda posição.
O holandês também alertou os entusiastas da F1 para anteciparem um desempenho mais forte da McLaren na Sprint chinesa. Verstappen, juntamente com a sua equipa, fez apenas pequenos ajustes ao RB21, uma vez que a dirigibilidade não era uma preocupação antes da Qualificação Sprint. No entanto, admitiu que o candidato da Red Bull para 2025 carece do ritmo desejado, um facto sublinhado pela saída de Liam Lawson na SQ1.
O resultado de Verstappen, no entanto, demonstra o poder da máxima eficiência. “O equilíbrio não está significativamente desequilibrado; estamos simplesmente um pouco lentos demais,” concedeu Verstappen. No entanto, vê o resultado como um impulsionador de moral para a equipa.
Analisando o próximo China Sprint, Verstappen exibia um otimismo cauteloso. Previu uma competição formidable de Oscar Piastri e Lando Norris, posicionados em terceiro e sexto no grid, respetivamente. No entanto, expressou confiança na capacidade do seu Red Bull para se manter competitivo entre os da frente.
“The McLarens didn’t appear as swift during today’s session as we had anticipated,” observou. Verstappen admitiu que manter os rápidos McLarens à distância seria um desafio, mas expressou esperança por uma corrida emocionante. “Podemos não estar lado a lado, mas pelo menos podemos participar numa corrida emocionante, o que seria um prazer,” acrescentou.
No mundo de alta octanagem da Fórmula 1, onde as fortunas podem mudar num instante, os fãs e especialistas estarão atentos a como Verstappen e o seu Red Bull se saem no Sprint do Grande Prémio da China de 2025.