Yuki Tsunoda deixou perplexo pela penalização no Grande Prémio Britânico de F1 que pareceu uma eternidade
O piloto japonês Yuki Tsunoda encontrou-se sem palavras em relação à penalização de 10 segundos que recebeu durante o Grande Prémio Britânico de Fórmula 1. Embora tenha admitido que a penalização era “merecida”, expressou que foi “muito severa”, comparando a duração da penalização ao que parecia uma eternidade.
A penalização foi imposta a Tsunoda por ter empurrado o Haas de Oliver Bearman para fora da pista na curva Brooklands. Os oficiais da corrida consideraram a manobra de Tsunoda como demasiado agressiva, resultando na penalização. Apesar de se considerar culpado, Tsunoda acreditava que a severidade da penalização era injusta.
Numa declaração à imprensa, Tsunoda disse: “Acho que sim, quero dizer, merecia a penalização. Sim, 10 segundos. Obviamente foi, no ano passado provavelmente foram cinco segundos, então… Sim, aparentemente não fizeram realmente nenhuma exceção, mas é o que é. Foi uma tarde difícil lá fora, obviamente.”
Este incidente marcou mais uma corrida desafiadora para Tsunoda, já que terminou fora da volta de liderança pela segunda corrida consecutiva. Expressando o seu descontentamento com a penalização, Tsunoda mencionou que “10 segundos pareceram dois dias.”
O Diretor da Red Bull, Christian Horner, mostrou empatia em relação a Tsunoda, concordando que a penalização de 10 segundos era excessiva. Ele acreditava que, sem a chuva durante a corrida, Tsunoda poderia ter garantido uma chegada pontuada. Horner afirmou: “A corrida do Yuki, infelizmente, ele apanhou uma penalização de 10 segundos, que eu achei bastante severa. Mas é o que é porque, para mim, foi uma espécie de incidente de corrida.”
Olhando para o futuro, Tsunoda partilhou boas notícias sobre as atualizações iminentes para o seu carro RB21 no próximo Grande Prémio na Bélgica. Apesar do tempo limitado para se ajustar às mudanças devido ao formato Sprint em Spa-Francorchamps, Tsunoda manteve-se otimista em maximizar os benefícios das atualizações.
” Pelo menos vou ter melhorias no próximo fim de semana,” mencionou Tsunoda. “Acho que atualmente estou duas etapas atrás em termos de pacote em comparação com o Max, por isso isso vai ajudar de certeza para a próxima corrida.”
Com a determinação de Tsunoda em tirar o máximo proveito das melhorias e o apoio da sua equipa, todos os olhos estarão postos na sua performance no próximo Grande Prémio da Bélgica.