Na sua primeira corrida de MotoGP, o novato da KTM Pedro Acosta certamente correspondeu às expectativas. Ele entregou uma performance impressionante, terminando entre os oito primeiros no Grande Prêmio do Qatar. Como atual campeão mundial de Moto2, Acosta já está faminto por mais sucesso e, sem dúvida, estará mirando ultrapassar as motos de fábrica à sua frente num futuro próximo.
Não é surpresa considerando o seu ritmo impressionante durante os testes e sua forte performance no primeiro dia de treinos no circuito de Lusail. Apesar de um cronograma reorganizado, que o obrigou a garantir um lugar no Q2 apenas minutos antes da classificação, a performance de Acosta foi ainda mais impressionante. Ele lidou com o estresse do dia com compostura e conseguiu garantir o oitavo lugar, logo atrás de Brad Binder da equipe de fábrica.
Acosta expressou sua satisfação com sua corrida, afirmando que gostou de assistir à batalha à sua frente e se sentiu motivado para diminuir a diferença. Ele terminou apenas 4,5 segundos atrás do vencedor, Binder, o que é uma conquista notável. A estreia de Acosta foi em contraste marcante com a de seu companheiro de equipe Jack Miller, que caiu do sexto para o décimo lugar. O bom começo de Acosta não passou despercebido por seus rivais do MotoGP, que reconhecem seu potencial para o sucesso.
Johann Zarco, piloto da LCR Honda, acredita que Acosta será um dos principais concorrentes. Ele reconhece os desafios do novo cronograma de fim de semana, com a corrida sprint no sábado, mas ainda acredita que Acosta se sairá bem. Zarco admite que Acosta pode precisar de algum tempo para se ajustar ao cronograma diferente, mas está impressionado com sua capacidade de lidar com a pressão. Ele prevê que Acosta representará uma ameaça para Binder e espera que ele perturbe a classificação.
Embora se esperasse que Acosta mirasse em Miller, que tem um contrato expirando, parece que até mesmo Binder, que está contratualmente vinculado até 2026, terá que trabalhar duro para manter Acosta à distância. O talento e a determinação de Acosta o tornam uma força a ser considerada no MotoGP.